Quantos cristãos vivem hoje no Iraque?

Pesquisas recentes variam de 250 para cerca de 500 mil; a Portas Abertas crê que a proporção de 330 a 350 mil cristãos vivendo no Iraque é mais realista. Quarto colocado na Classificação de países por perseguição, o Iraque é um dos primeiros lugares do mundo onde o evangelho chegou e a Igreja sobrevive lá até hoje
O número total de cristãos no Iraque é um assunto delicado devido às suas implicações políticas, já que determina o número de assentos para os cristãos na Assembleia Nacional (a estimativa de 500 mil cristãos no país dá direito a cinco assentos na Assembleia Nacional).

O principal pesquisador de campo da Portas Abertas afirma: "O líder mais autoritário da Igreja no Iraque fala de mais ou menos 200 mil cristãos no país, mas, outras pessoas falam de cerca de 450 mil. Com base nas informações que tenho recebido nos últimos meses, o número provável fica entre 250 e 300 mil, mas ainda ninguém sabe ao certo. Não é possível contar todos os cristãos e não existe um sistema no local para o registro, por isso fica difícil verificar o número exato".
Em números gerais, as estimativas são:
 1990: Existiam, provavelmente, mais de um milhão de cristãos no Iraque no início dos anos noventa: entre 850 e 1.200 milhão.
 1990-2003: Com as sanções após a guerra e a repressão de Saddam Houssein, houve queda significativa dos cristãos para cerca de 550 a 800 mil cristãos.
 2003: No início da guerra, em 2003, havia cerca de 550 a 800 mil cristãos.
• 2013: Uma década depois da guerra há cerca de 330 a 350 mil cristãos no Iraque.
Cristianismo pode ser extinto do IraqueO cristianismo está sob séria ameaça no território do Iraque. De acordo com o especialista sênior em comunicações da Portas Abertas Internacional, Paul Estabrooks, os cristãos ouvem constantemente que não são bem-vindos no país. Leia mais aqui.
Iraquianos que servem a Deus procuram uma maneira de reconstruir suas vidas em meio a um ambiente de tensão, no qual o país está mergulhado há anos, que agrava a hostilidade contra os cristãos. Através de seus projetos, a Portas Abertas os ajuda a restaurar o mais importante de todo esse contexto: eles mesmos, suas vidas e sentimentos. Ser cristão no Iraque significa conviver todos os dias com o medoSaiba mais.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoTamires Marques

Comentários