Tratamento sub-humano leva cristão eritreu à morte

A Portas Abertas foi informada sobre a morte de outro cristão em uma prisão da Eritreia. Yosief Kebedom Gelai, de 41 anos, recém-convertido ao cristianismo, morreu em um centro de detenção secreto na cidade de Mendefera. Fontes disseram que Yosief estava doente há algum tempo e o tratamento que recebia agravou os efeitos da doença desconhecida
Yosief é a 24ª morte relatada por conta da punição de atividades religiosas não autorizadas pelo governo. No entanto, o sigilo oficial em torno dos prisioneiros e o acesso negado a organizações de fiscalização, permitem a desconfiança de que o número de mortes e enterros seja bem maior e não divulgado.
O cristão era originalmente de Asmara. Pouco tempo antes de sua prisão, ele fora para Mendefera lecionar em uma escola primária. Seis meses depois de sua chegada, Yosief revelou sua fé em Cristo. Sua devoção ao estudo da Bíblia e à oração chamou a atenção dos representantes da Frente Popular Eritreia para a Democracia e Justiça (EPRDF). Autoridades prenderam Yosief em dezembro de 2012, levando-o a este centro de detenção secreto, onde ele foi mantido incomunicável. A Portas Abertas foi informada que este centro recebe prisioneiros religiosos, cujo paradeiro era, até então, desconhecido para os membros da família e suas respectivas igrejas.
"Por Yosief ter vindo de uma cidade diferente, sua prisão era desconhecida aos demais cristãos em Mendefera. A notícia de sua morte e o histórico de sua fidelidade a Cristo veio até nós a partir de uma fonte muito inesperada, mas confiável," afirmou um líder da igreja.
"Cristãos devem ser encorajados a ver como Deus, através do seu Espírito Santo, permite que seus filhos, mesmo os novos convertidos como Yosief, mantenham-se firmes na sua escolha por Cristo, não importando as circunstâncias," comentou um colaborador da Portas Abertas na Eritreia.
Pedidos de oração
  • Peça a graça de Deus para todos os afetados pela morte deste cristão. Como Yosief era desconhecido pelos cristãos locais, nada mais se sabe sobre seus parentes mais próximos.
  • Peça ao Senhor que fortaleça e encoraje os muitos prisioneiros religiosos que, junto aos presos políticos, estão definhando no centro de detenção secreto em Mendefera.
  • Interceda por todos os prisioneiros cristãos em toda a Eritreia, que estão enfrentando tortura, fome e humilhação por causa de sua fé em Cristo. Ore para que Deus continue sendo glorificado através de seus testemunhos.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoPriscila Slobodticov

Comentários