Cerco à Cidade de Zamboanga prejudica os habitantes

Na sexta-feira (13/09), uma equipe da Portas Abertas resgatou uma mulher e seus seis filhos andando pelas ruas da Cidade de Zamboanga
Na madrugada de 9 de setembro, rebeldes da Frente de Libertação Nacional Moro (MNLF) abriram fogo na Cidade de Zamboanga, ferindo muitos habitantes, fazendo 250 civis de reféns, incluindo um pastor e a congregação de uma igreja local. Leia o relato completo em "Rebeldes atacam Cidade de Zamboanga, 250 são feito reféns". 

Quatro dias depois, uma equipe da Portas Abertas esteve no local para auxiliar as famílias prejudicadas. Durante esse processo, encontraram uma mãe precisando de ajuda: "Nós nos deparamos com ela enquanto distribuíamos alimentos para os cristãos locais", disse o colaborador da Portas Abertas responsável pelas operações de socorro em Filipinas. "O marido dela foi confundido com um rebelde da MNLF. Todos os seus filhos estavam morrendo de fome e sua filha mais nova, de 2 meses de idade, já estava desidratada. Ela foi imediatamente atendida. Ore pela recuperação da criança."

As cidades de Rio Hondo, Sta. Catalina, Sta. Barbara, e Talon-Talon foram devastadas pelo cerco contínuo à Zamboanga. "Fomos informados de que quatro igrejas domésticas em Talon-Talon foram reduzidas a cinzas. Ainda temos de confirmar isso", disse o colaborador da Portas Abertas. Ele acrescentou: "A casa de um parceiro nosso foi atingida ontem por um morteiro". A igreja foi poupada da explosão. No entanto, seis famílias pertencentes à mesma igreja perderam seus lares.

"A partir de hoje, estamos ajudando mais de 300 cristãos em três centros de refúgio. Alguns já têm demonstrado sinais de trauma, especialmente aqueles que perderam as suas propriedades. Ore por eles e por nós [colaboradores da Portas Abertas] também, que a sabedoria e a força de Deus esteja sobre todos nós neste momento de crise".
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoAna Luíza Vastag

Comentários