Pema escolheu permanecer em seu lugar, servindo ao Senhor


Pema mora no Butão, 26º colocado na Classificação de países por perseguição.  Nessa nação, adeptos ao cristianismo correspondem a 2,8% do total de 738 mil pessoas. A minoria cristã é obrigada a orar, louvar e encontrar-se para adorar a Deus de maneira absolutamente secreta
Butaneses que abandonam o budismo para servir a Cristo podem esperar por forte pressão, vinda de todos os lados, geralmente iniciada pela família. Essa é a realidade de Pema, ela é a única cristã em sua casa. Para a sua proteção, seu nome completo e demais detalhes de sua história serão mantidos em segredo.
Deixada para sofrer "Eu fico deprimida constantemente", confessou Pema, no auge de seus 30 anos. "Todos os meus familiares são budistas; eles me culpam, por causa de minha fé, por cada coisa errada que acontece em nossa família."
Tão logo foi batizada, Pema começou a sentir fortes dores em seu abdômen. Ela conviveu com essas dores por várias semanas, até que foi diagnosticada com apendicite e teve de se submeter a uma cirurgia de urgência. No hospital, ela esperou pela visita e o apoio de seus parentes, mas ninguém apareceu.
"Desde que me tornei cristã, minha família se afastou de mim. Meu tio me condenou por ter deixado o budismo; meus primos não falam comigo; meu marido, que também é budista e trabalha em outro país, disse-me que eu merecia ficar muito doente por isso", contou ela.
Mesmo incompreendida e abandonada pelas pessoas mais próximas a ela, Pema não estava sozinha. O conforto que ela não recebeu de seus familiares enquanto estava com dores, no hospital, ela o recebeu de companheiros cristãos, amigos da igreja. Eles a visitaram, oraram por ela, por suas feridas e a ajudaram a quitar suas dívidas por conta do tratamento médico. Pema ficou ao mesmo tempo surpresa e muito agradecida por esse gesto de amor!
"Comecei a memorizar e escrever versículos enquanto estava internada", comentou ela. "Antes da minha cirurgia, eu recitei diversas passagens da Bíblia, e isso me trouxe paz em meio à aflição. Os outros pacientes estavam cheios de medo e pânico, mas eu estava confiante no Senhor."
A dura separação de uma mãe e seus filhos Diante de sua situação, Pema pensa em seus seis filhos. Os dois mais velhos foram atraídos pelas ofertas da juventude que não conhece ao Senhor: drogas e álcool. Pema teve a oportunidade de partilhar sua fé, apenas com Singhe, quando ele foi preso por roubo. Enquanto estava na prisão, ela mostrou a ele os versículos da Bíblia que escreveu enquanto estava no hospital.
"Durante seis meses, eu enviei cartas com versos da Bíblia ao Singhe", compartilha Pema. "Com a ajuda de alguns irmãos em Cristo, eu pude vê-lo crescer em sua fé. Ele foi libertado da prisão! Naquela época, assim que chegava da escola, ele me acompanhava aos cultos e lia a Palavra de Deus frequentemente. Eu fiquei tão feliz!"
Mas, a alegria de Pema não durou muito tempo. Depois de alguns meses, Singhe voltou aos maus hábitos; bebia muito, fumava e passou a fazer parte de uma gangue. Sua mudança foi tão repentina que Pema não conseguia compreender o que tinha acontecido. Até que seu marido ligou.
"Meu esposo me alertou para não dividir minha fé com meu filho", contou Pema, com lágrimas nos olhos. "Ele também havia falado com Singhe e as demais crianças, e disse que se eles não se tornassem cristãos, como eu, ele lhes daria bens materiais, tudo o que quisessem. Eu fiquei muito decepcionada ao ouvir sobre a postura do meu marido e ver o que ele estava fazendo com meus filhos."
A solução mais fácil e rápida para os problemas de Pema era desistir de sua fé em Jesus. Ou então, abandonar os filhos, a família e sua comunidade. Ninguém compartilha sua fé! Mesmo assim, Pema escolheu permanecer em seu lugar, servindo ao Senhor. "Eu me sinto sozinha muitas vezes, mas jamais quero sair da presença de Deus. Por favor, ore por mim", conclui ela.
Pedidos de oração
  • " Ore para que Pema seja fortalecida no Senhor, em graça e sabedoria, para continuar sendo a luz de Cristo em sua família. 
  • " Entregue ao Senhor a vida do marido de Pema, ele precisa conhecer a verdade que liberta!
  • " Outras mulheres do Butão, assim como Pema, necessitam de suas orações. Peça para que Deus as ajude a perseverar firmes em sua fé, mesmo em meio à dura separação da família e filhos, e da forte pressão de parentes não cristãos. 
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoAna Luíza Vastag

Comentários