Rebeldes tomam capital da República Centro-Africana


Após insurgentes assumirem o controle da capital Bangui, o presidente fugiu do país. Igrejas e casas de cristãos foram saqueadas e destruídas

Neste final de semana, membros da coalizão denominada Seleka tomaram o poder da capital Bangui, República Centro-Africana, o que resultou na fuga do presidente Bozizé. Fontes locais disseram à Portas Abertas que os rebeldes chegaram à proximidade de 12km da cidade, quando um helicóptero de ataque do Exército os empurraram de volta para Damara, a cerca de 76km de distância. Mesmo assim, os insurgentes se reagruparam e progrediram mais 30km em direção à capital. Em seguida, a Portas Abertas foi informada que eles haviam avançado mais 12km. No domingo, a cidade foi tomada.

Assim que os militantes se aproximaram, os civis fugiram. Alguns atravessaram o rio Ubangui em balsas pequenas, enquanto outros pegaram o caminho por Camarões. A ONU, a UNICEF e outras ONGs também deixaram o país. Moradores que não puderam fugir da cidade - incluindo um colaborador da Portas Abertas (nome não revelado por questões de segurança) - estão tentando manter-se seguros dentro de casa.

A cidade foi lançada na escuridão quando linhas de energia foram cortadas. No fim de semana, alguns contatos telefônicos ainda eram possíveis, mas não está definido por quanto tempo esse serviço ainda estará disponível. Os preços dos alimentos subiram 80%, instantaneamente.

Colaboradores da Portas Abertas têm se preocupado com a população cristã local, que parece particularmente vulnerável ​diante de tais circunstâncias. Relatos de testemunhas revelam o grave desrespeito pela vida humana e as propriedades dos cidadãos (principalmente no caso de cristãos). A organização recebeu a notícia de que ao menos um pastor foi morto e várias igrejas foram destruídas no processo de tomada do poder.
A França indicou que vai reforçar a sua presença no país a fim de proteger cidadãos franceses e pediu aos rebeldes para manterem a calma e mostrarem respeito pela população local.
Pedidos de oração• Ore pela proteção de Deus sobre os cristãos que moram em Bangui.
• Peça a Deus por força e encorajamento para o Corpo de Cristo que enfrenta dias tão incertos.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoAna Luíza Vastag

Comentários