Saiba o resultado das eleições no Quênia


O candidato Uhuru Kenyatta ganhou as eleições gerais do Quênia por uma pequena margem de 50,07%. Seu principal rival, Raila Odinga, afirmou que irá contestar o resultado. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, "protestos violentos já foram relatados no oeste do país". Cristãos locais pedem orações para que não aconteçam conflitos violentos como nas eleições de 2007
Há uma semana, na segunda-feira, 4 de março, data em que aconteceram as eleições presidenciais no Quênia, o país estava mergulhado em um estado de tensão significativo. Isso se dá por conta das eleições de 2007, que terminaram em um conflito sangrento que marcou a história da nação. Em notícia, a Portas Abertas informou que, na época, "mais de mil pessoas morreram como resultado da escalada de violência que tomou conta do país. Além disso, cerca de 300 mil pessoas foram deslocadas semanas antes de um acordo de paz ter sido assinado." (Leia em Eleições no Quênia acontecem hoje. Ore!)
Para o processo eleitoral de 2013, cristãos locais pediram à Igreja em todo o mundo para que continuasse a orar pelo Quênia. O país enfrenta dias de muita aflição e medo após o anúncio do resultado das eleições. Situações semelhantes, anteriores a essa, foram seguidas de um alto nível de violência, em que milhares de pessoas foram mortas e muitas outras foram deslocadas. Quenianos​​ perderam seus bens, seus amigos e quaisquer meios de subsistência. Ao longo dos anos, a nação tem tentado se recuperar dos males desse conflito.
Uhuru Kenyatta, novo presidente do Quênia, terá de enfrentar um julgamento no Tribunal Penal Internacional. Ele é acusado de alimentar a violência pós-eleitoral, em 2007. A condenação pode ter efeito de longo alcance para a nação se países e parceiros de desenvolvimento impuserem sanções caso o presidente não abandone o poder, como seria constitucionalmente previsto.
Pedidos de oração
  • Agradeça ao Senhor por uma conclusão pacífica das eleições presidenciais de 2013.
  • Ore para que esta paz permaneça pelas próximas semanas, mesmo com o oponente derrotado querendo contestar os resultados em tribunal.
  • Peça ao Senhor para que a justiça prevaleça nos tribunais.
  • Interceda pela Igreja no Quênia, para que os cristãos sejam promotores da paz.

FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoAna Luíza Vastag

Comentários