Passado quase um mês da libertação de 15 cristãos, absolvidos no caso Acteal, o escritório da Portas Abertas no México ainda não teve acesso a entrevistas, declarações ou testemunhos de nenhum deles. Isso se deve a um acordo interno entre os cristãos e seus advogados (a Portas Abertas não representa mais todos eles desde junho de 2012). Leia o histórico do caso aqui.
Sob tais circuntâncias, o diretor da Portas Abertas no México se disponibilizou a servir como representante do grupo após a chegada deles à sede do governo e durante a assinatura dos acordos para que não retornem a suas comunidades, nos quais o governo estadual se compromete a prover moradia e terras para cultivo em outro município do estado.
Após a reunião, o diretor de Portas Abertas no México acompanhou-os até o hotel fornecido pelo governo, onde, mais uma vez, serviu o grupo assegurando-se que havia quartos e refeições para todos os irmãos bem como para os membros de suas famílias que os visitavam. Entre abraços e choros de alegria, os libertos deixaram claro seu reconhecimento e gratidão a Portas Abertas Internacional e a seu diretor por todo amor, orações e apoio econômico que a organização lhes deu ao longo dos anos. Eles deixaram claro que, embora Portas Abertas não tenha sido responsável por sua libertação, sempre lembrarão que esta foi a única organização que os apoiou desde o início e, portanto, esperam manter um relacionamento com ela e com seu diretor.
Em uma visita recente que Portas Abertas fez a 6 dos 15 que foram libertos, eles mantiveram sua postura de não dar entrevistas ou declarações por conselho de seus advogados. Entretanto, o grupo expressou sua insatisfação com a situação de moradia que nem seus advogados nem o governo parecem resolver. Eles estão morando em um hotel e, embora o governo estadual cubra as despesas, não há local para lavar ou secar suas roupas. Embora o governo forneça comida, eles não podem cozinhar ou mudar o cardápio. Também não podem entrar no prédio após determinada hora da noite e não têm mais permissão de receber visitas de familiares. Eles dizem que ainda se sentem como prisioneiros literalmente.
De forma a resolver esses problemas, os representantes de Portas Abertas no México começaram a ligar para outros corretores cristãos para que tentassem localizar uma casa capaz de acomodar os 15 irmãos libertos a fim de que eles e suas famílias pudessem retomar suas vidas em liberdade. Em um trabalho conjunto, encontramos diversas opções de moradia e, no momento, estamos visitando várias propriedades para nos assegurar que acharemos o local que precisam.
Cremos que nossa atitude constante de serviço em seu favor permitirá que nos vejam com o amor que sempre tivemos por eles. E esperamos que, por fim, concordem em compartilhar suas experiências conosco.

Pedidos de oração
  • Ore pela cura completa do relacionamento entre nossos irmãos e o escritório de Portas Abertas no México.
  • Ore por um prédio que possa servir de refúgio para os 15 que foram libertos e suas famílias, enquanto se resolve a situação de sua moradia e assentamento.
  • Ore pelos seis cristãos que ainda permanecem presos.
  • Ore pelo escritório de Portas Abertas no México para que o Senhor continue a conceder-lhes graça e sabedoria para serem mediadores de paz para todos os irmãos perseguidos.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoGetúlio A. Cidade

Comentários