Coreia do Norte: como orar por Kim Jong-Un e os cristãos secretos

Jan Vermeer, colaborador da Portas Abertas, acompanha de perto os eventos na península coreana. De uma perspectiva humana, ele não vê uma guerra iminente ("a menos que alguém cometa um terrível erro"), mas ele também implorou a Deus para não deixar isso acontecer. "Eu conheço muitas pessoas em ambos os lados da fronteira e não posso imaginar eles lutando entre si"
"Depois de pesquisar sobre a Coreia do Norte por muitos anos e conversar com norte-coreanos e observadores do país, tenho notado que o governo tem duas bocas", diz o autor de "Friends Forever", um romance sobre um jovem norte-coreano cristão. "Uma fala para o mundo exterior, a outra para o seu próprio povo, e existem diferenças marcantes no que elas dizem. Por exemplo, enquanto o governo norte-coreano continua fazendo ameaças à comunidade internacional, a própria população já está sendo motivada para a campanha agrícola. Aparentemente, os treinos de guerra pararam. Além disso, o regime diz repetidamente que os problemas econômicos da população irão logo acabar, mas eles nunca cumprem a promessa. O povo norte-coreano mais uma vez é desapontado. Na verdade, porque a Coreia do Norte não cumpriu as suas promessas nos últimos vinte anos, o amor pelo "Grande Líder" foi extinto. A grande maioria dos adultos norte-coreanos não acredita mais nas mentiras", afirmou Vermeer.

Isso faz com que viver na Coreia do Norte seja ainda mais complexo.  Vermeer continua: "Como posso começar a descrever o que é viver neste país? Imagine um lugar onde o Estado decide onde você mora, que profissão escolher, qual esporte você pratica, o alimento que você come e se você come. Imagine um país sem nenhuma cor em roupas e edifícios, exceto para as imagens de propaganda que decoram apartamentos de concreto, casas e monumentos. Imagine um país onde o Grande Líder morreu há 18 anos, mas ainda é presidente e onde seus seguidores famintos devem adorá-lo como um deus. É verdade que toda a população da Coreia do Norte está sofrendo, mas os cristãos são, definitivamente, os mais prejudicados. Agentes secretos são especificamente treinados para caçá-los e prender famílias inteiras".

Para os de fora, Deus muitas vezes parece não existir na Coreia do Norte, diz Vermeer. "Mas isso está longe de ser verdade. Eu entrevistei muitos refugiados norte-coreanos que ouviram a respeito de Deus na China, foram presos, enviados para uma prisão norte-coreana ou campo de trabalho e realmente descobriram Deus lá. Quando tudo desabou sob seus pés, eles caíram sobre a rocha, que é o Senhor Jesus. E eu aprecio muito ouvir falar de crentes norte-coreanos dentro do país. Eles testificam da maravilhosa graça de Deus, de pessoas sendo curadas e salvas, suprimentos que chegam na hora certa. Deus é soberano também na Coreia do Norte", enfatiza ele.

Orar pela Coreia do Norte pode ser difícil. Parece que nada muda para melhor ali. "A Bíblia nos ensina lições valiosas sobre a oração e a nossa fé sendo testada. Por isso, se nós realmente acreditamos na Bíblia é preciso permanecer confiantes e persistir em oração. Pense sobre a história de Jesus em Lucas 18, sobre o juiz e a viúva. Precisamos orar dia e noite se for preciso. Os cristãos norte-coreanos dizem-nos que as nossas intercessões irão ajudá-los. Eles são muito mais confiantes e esperançosos do que há alguns anos atrás".

O apóstolo Paulo também ensinou a Vermeer lições sobre como orar pelos cristãos norte-coreanos. "Suas orações são admiráveis. Ele ora de forma muito distinta que nós. Estamos acostumados a orar para que o sofrimento chegue ao fim, que as prisões se abram e para que regimes caiam. Paulo diz em 2 Tessalonicenses 1.11,12: 'Conscientes disso, oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra que procede da fé. Assim o nome de nosso Senhor Jesus será glorificado em vocês, e vocês nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo'.  Qual é a vocação desta igreja? Paulo diz, no versículo 5, que os tessalonicenses sofrem por seu Reino. Isto ensina-me que, quando fazemos intercessão por outros crentes, precisamos não apenas nos identificar com a pessoa pela qual oramos, mas, sobretudo, com Deus. O que ele é diante destas circunstâncias? Como ele vai usá-lo para sua glória? Esta verdade pode mudar radicalmente a nossa forma de orar pelos cristãos perseguidos e outros crentes. Nós não sabemos os nomes dos cristãos na Coreia do Norte, mas podemos pedir a Deus para cumprir o seu plano".

Outro ensinamento pode ser ainda mais complicado de cumprir: "Devemos passar mais tempo em oração por Kim Jong-Un, o regime, a polícia, os espiões, os guardas prisionais e outros responsáveis pela perseguição aos cristãos. Jesus nos ordena claramente a orar por nossos inimigos e para abençoar aqueles que nos perseguem. Abençoar a pessoa que tortura o seu irmão. Existe algo mais difícil? Eu não sei, mas Jesus nos pede para abençoá-los em oração. Ore para que Deus os chame para a sua fé salvadora".
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoTatiana Santos

Comentários