Notícias de dores e vitórias da Igreja do Egito! - Parte 2


Durante a visita do presidente do Egito, Mohammed Mursi, ao Brasil, um colaborador da Portas Abertas na África afirmou: "Se Deus está no controle, qual a razão para que ele permita repetidos ataques a Seus filhos? Podemos não ter uma resposta no momento para esta intrigante questão, e talvez nunca a tenhamos! Ainda assim, é evidente que ele está preparando seus filhos, no Egito, para uma imensa vitória e uma grande colheita".

Um colaborador da Portas Abertas no Egito escreveu sobre os últimos acontecimentos no país e confirmou que o único caminho para a Igreja Perseguida lá, é continuar confiando no Senhor. Leia a primeira parte desse relato, aqui. A seguir leia a continuação dessa narrativa.

"Há dois episódios que confirmam que Deus está preparando seus filhos, no Egito, para uma imensa vitória e uma grande colheita. O primeiro, um encontro histórico, ocorrido em 18 de fevereiro. Este foi o dia em que os líderes de diferentes denominações uniram-se e lançaram o "Conselho das Igrejas Egípcias" (Council of Egyptian Churches), patrocinado por Tawadros II (líder religioso da maioria dos cristãos no Egito).

Este encontro significou um autêntico empenho rumo a uma cooperação mais estreita, à coordenação e, o mais importante, ao preenchimento da lacuna que era (e ainda é), frequentemente, usada por certas agências estatais e organizações secretas para semear desconfiança e distorcer o relacionamento entre as diferentes denominações cristãs no Egito. Esta data será certamente destacada na longa história da Igreja egípcia, que remonta à Igreja do livro de Atos.
O segundo episódio ocorreu há exatamente poucos dias. Uma igreja evangélica sediou um encontro de oração de três dias de duração, em uma grande sala de conferência no deserto, a 110 km ao norte de Cairo. O convite foi estendido às igrejas católica e ortodoxa que desejassem participar e se unir em oração e intercessão a Deus para salvar o Egito de pessoas e sistemas com planos perversos; e para que o nome do Senhor fosse amplamente conhecido no país.
Cerca de sete mil pessoas compareceram em cada um dos três dias, das 10h às 20h. Pastores e pregadores representando todas as denominações estiveram presentes, aos quais foi dada a oportunidade de compartilhar e motivar multidões de cristãos a orar e buscar a face do Senhor em todo o país. Centenas de milhares, milhões, talvez, acompanharam a conferência inteira por satélite ou pela internet.
Na sexta-feira, dia 29 de março, durante a sessão da manhã, um ato único foi realizado no palco e assistido por todos os participantes e espectadores. Todos os líderes do evento foram chamados ao palco para realizar um ato simbólico de amor e humildade, lavando os pés uns dos outros! Havia cerca de dez deles. A prática de lavar os pés não é nova; a novidade, contudo, está no profundo espírito de amor, na humildade e no pedido de perdão sincero uns para os outros. Foi completamente genuíno e extremamente tocante.

Quando eles reuniram-se no palco, pôde-se ouvir uma discussão de leve, que soava como um ruído de fundo. Isso aconteceu porque cada um queria ser o primeiro a lavar os pés de todos e ter seus pés lavados apenas no final! Que bela discussão foi aquela! A cena foi muito bonita e a essência do ato original do lava-pés realizado pelo Mestre Jesus com Seus discípulos pairava no ar!

Não pude conter as lágrimas! A presença poderosa do Espírito Santo não podia ser contestada e algumas pessoas que estavam no fundo do pequeno estádio onde os encontros da conferência estavam sendo realizados viram pombos brancos voando ao redor. Poderia ser este um sinal de confirmação da sua vinda até ali? Talvez. Histórias sobre curas de doenças foram compartilhadas; o Espírito Santo certamente estava lá. O próprio Jesus disse em Mateus 18.20 "Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estarei!"
Panorama atualAtualmente, enfrentamos dois fatos incontestáveis no Egito. O primeiro é que, nós, cristãos egípcios, estamos caminhando por um longo e escuro túnel que parece não ter fim, e que pode até mesmo nos levar à morte, sem nenhuma saída. Por isso, sabemos que nossa única esperança está no Senhor; não temos outra opção senão nos unirmos, nos apresentarmos perante ele em unidade e clamar o seu nome.
O outro fato glorioso é que Deus definitivamente está preparando a sua igreja e reunindo os seus filhos para uma grande colheita e muitos frutos. Vemos muitas pessoas caminhando da escuridão para a luz de Cristo, e muitas mais estão a caminho!"
Ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus". Mateus 5.15,16
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoDaniela Medeiros

Comentários