Domingo Mundial dos Refugiados será celebrado este mês

Comunidades cristãs em todo o mundo voltarão  sua atenção para o Domingo Mundial dos Refugiados (DMR) nos próximos domingos 16 e 23 de junho. Esses dias foram escolhidos para que os cristãos observem as dificuldades que cerca de 50 milhões de refugiados estão enfrentando e possam interceder por eles
O objetivo do Domingo Mundial dos Refugiados é conscientizar cristãos para que possam interceder, assim como também, contribuir com ações relevantes diante das autoridades e também envolver demais cidadãos com a causa.

Durante a celebração do Domingo dos Refugiados nas igrejas, serão transmitidas informações através de dados estatísticos, cartazes, vídeos e outros materiais ligados ao assunto, para que haja esclarecimento dos fatos. Após o momento informativo, haverá um clamor em favor deles.

Várias organizações como ANAJURE (Associação Nacional de Juristas Evangélicos), RHP (Refugee Highway Partnership), RLP (Religious Liberty Partnership), entre outras entidades, uniram forças para apoiar e interceder junto às mais altas instâncias do poder público e obter apoio para os refugiados, onde um exemplo bem claro é a Declaração de Istambul, que expressava a preocupação com essas minorias.

A Declaração de Istambul foi elaborada ao final de março em encontro anual dessas organizações, e acabou conquistando moção de apoio à declaração, por parte das autoridades no Brasil. De acordo com o presidente da ANAJURE, dr. Uziel Santana, “Aqui no Brasil, a ANAJURE está fomentando a participação das igrejas evangélicas a fim de que esta realidade triste da condição humana seja objeto das nossas orações e ações. A ANAJURE segue firme implementando o seu Programa de Refugiados, graças a Deus, com o apoio de organismos internacionais e nacionais”.

Segundo a agência de refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU), apenas na Síria, o número de refugiados que atravessaram as fronteiras para outros países, buscando fugir da guerra civil que assola a região, alcançou uma média de 1,4 milhão de pessoas, e esse número exclui o alto índice de pessoas que morreram na fuga ou pelas más condições.

No site da ANAJURE e da Refugee Highway Partnership (RHP) encontram-se maiores informações sobre o evento, inclusive cartazes de divulgação em mais de 10 idiomas e links de guias para professores, áudios e vídeos para meditação dos cristãos e orientação sobre a realidade vivida pelos refugiados.
Fonte: ANAJURE

Comentários