Governo do Sudão do Sul é dissolvido

Salva Kiir destituiu os 29 ministros do governo e seus adjuntos, assim como o vice-presidente Riek Machar, seu grande rival político, e suspendeu Pagan Amum, o secretário-geral do partido no poder (Movimento Popular para a Libertação de Sudão-SPLM)
Sudão do Sul.jpg
A atmosfera no Sudão do Sul está bastante tensa depois de o presidente Salva Kiir ter dissolvido o governo nesta quarta-feira (25) e dispensado de todas as suas funções o vice-presidente Riek Machar, que estava há um bom tempo no cargo. O governo também enviou forças de segurança fortemente armadas compostas de policiais e soldados regulares para proteger as instituições-chave do governo na capital, Juba.

A Polícia Nacional alegou que a situação de segurança do país está sob controle, chamando os cidadãos a se distanciar da política e continuar com sua rotina habitual. A tensão vem crescendo há semanas. A situação é preocupante, a Portas Abertas tem trabalhado para conseguir mais informações.

A abrupta decisão de Kiir faz temer um novo período de estabilidade no país, que obteve sua independência do Sudão há apenas dois anos e ainda não fechou as feridas da guerra civil (1983-2005).

Apesar da assinatura de um acordo para pôr fim à guerra civil, que abriu caminho para a independência no Sul em julho de 2011, ainda persistem fortes tensões entre Cartum (capital do Sudão) e Juba.
Pedidos de oração• Peça para que Deus derrame a sua calma no meio dessa crise aparente.
• Ore pela proteção da equipe Portas Abertas e estudantes em todo o Sudão do Sul.
FontePortas Abertas Internacional e G1
TraduçãoAna Luíza Vastag

Comentários