Militares derrubam presidente do Egito e suspendem Constituição

O ministro da Defesa do Egito e comandante das Forças Armadas, Abdeh Fattah al Sissi, acaba de declarar que está suspensa a Constituição do país. O presidente Mohamed Mursi foi deposto por um golpe militar apoiado pela maioria da população
O presidente do Egito, Mouhamed Mursi, foi hoje (3) deposto pelas Forças Armadas e será substituído interinamente pelo presidente do Tribunal Constitucional, Maher El-Beheiry. A Constituição também foi suspensa, segundo anúncio pelos militares responsáveis.

De acordo com os militares, o bloqueio é para "preservar vidas e evitar confrontos" entre opositores e simpatizantes. Um representante da organização Irmandade Muçulmana, à qual pertence Mursi, disse que um “golpe militar” está em andamento, conforme a BBC Brasil. Já a oposição alega que Mursi quer implantar um regime islâmico e exigem a saída do presidente.
Os militares haviam estipulado prazo de 48 horas para o presidente atender às reivindicações dos manifestantes que tomaram as ruas do país nos últimos dias. Mursi argumentou que foi eleito democraticamente e não iria renunciar ao posto. 

Militares estão posicionados em vários pontos da capital Cairo. Eles fecharam os acessos à Praça Rabea Al Adauiya, no leste do Cairo, onde estão milhares de apoiadores do presidente Mursi, segundo a agência de notícias Lusa. Soldados foram mobilizados também para a Praça Tahrir e para o palácio presidencial, onde estão os opositores ao atual governo.

Um colaborador da Portas Abertas no Egito afirmou: “Uma nova página acaba de ser escrita na longa história do Egito. Muitos desafios ainda nos aguardam. Por favor, continue orando pelo meu país.”
*Com informações das agências Lusa e BBC Brasil

Foto: AP
FonteAgência Brasil e Portas Abertas Internacional

Comentários