A história de uma escola secreta no Vietnã

Este é o testemunho de Chinh*, professor da Escola Bíblica Galileia (Galilee Bible School, GBS, em inglês), da Portas Abertas. GBS é um seminário subterrâneo para os cristãos tribais do norte do Vietnã. Apesar das restrições religiosas impostas pelas autoridades locais, professores e alunos do GBS reúnem-se em casas durante a noite para estudar a Palavra de Deus
Os alunos da Escola Bíblica Galileia, GBS (sigla em inglês), submetem-se a dois programas: "A Vida de Jesus" e um nível avançado de estudos bíblicos. Desde 2012, a escola já formou 1.672 alunos para o ministério pastoral e plantou 312 igrejas através de seus graduados.
O milagre da vila
Chinh morava com a esposa e seis filhos em uma pequena aldeia no Planalto Central. Antes de ensinar na Escola Bíblica Galiléia, ele participou de um treinamento de saúde na comunidade e trabalhou para o governo. Atualmente, ele está à espera da ordenação como pastor de sua igreja na vila.
"Você sabia que antes de eu nascer, não havia cristãos na minha aldeia?", perguntou Chinh. "Todos eram revolucionários, que costumavam ser antiamericanos ou anti-franceses, e eles interpretavam mal o cristianismo. Diziam: 'O cristianismo é da América', mas tudo mudou quando a minha mãe entrou em trabalho de parto", explicou.
"Eu era muito fraco no ventre da minha mãe; quase morri. Mas, um evangelista veio à nossa aldeia e orou pela gravidez da minha mãe. Assim, suavizou o coração dela e ela acreditou em Jesus – minha mãe foi a primeira pessoa da aldeia a se converter a Cristo – e o meu pai fez um pacto com o Senhor que, se eu vivesse, ele também iria colocar a sua fé em Cristo."
Chinh nasceu em 1962. "Meu pai, maravilhado com o milagre, entregou sua vida a Jesus. Os outros moradores também ficaram espantados ao ver-me vivo, e abandonaram suas crenças rebeldes para seguirem a Cristo."
A vida de Jesus
Aos 51 anos, Chinh ministrou o curso sobre a vida de Jesus na GBS. Aos alunos, ele expôs sobre o ministério de Jesus, seus milagres e ensinamentos.
"A vida de Jesus é um testemunho muito bom para mim. Tenho a oportunidade de aprender mais e mais sempre que eu ensino sobre sua vinda à terra", compartilhou. "Os alunos realmente amam a Palavra de Deus. Alguns deles tornaram-se diáconos na igreja. Através deste programa, os alunos crescem no seu conhecimento de Jesus e são encorajados a servir ao Senhor."
Chinh continuou: "Antes, somente os maridos participavam das aulas, agora, as mulheres também podem vir. Às vezes, as crianças também. A classe de 2013 é muito especial, temos 35 alunos no total," compartilhou.
Na área onde Chinh mora, as aulas da GBS são realizadas todos os sábados e domingos. "A estrada é muito irregular, por isso é difícil para alguns alunos chegarem às aulas. O terreno pertence à Igreja Católica, que nos foi emprestado por dez anos. Eles têm sido muito bons para nós", disse o cristão.
A falta de um lugar para conduzir as aulas não é a única dificuldade enfrentada pela GBS. Chinh compartilha que os alunos, às vezes, têm dificuldade em seguir as lições por causa de suas diferentes origens étnicas. "Linguagem e educação são um desafio", explicou ele. "A maioria dos alunos moram em áreas remotas, e não foram formalmente educados. A fim de que entendam perfeitamente os conceitos passados, é necessário repetir as lições. Às vezes, eles encontram condições ainda mais difíceis na língua, então, esperam até eu chegar para responder as dúvidas a eles."
"A segurança é outro desafio importante", acrescentou Chinh. "Nossa classe está perto da fronteira. É difícil reunir um grupo grande sem ser notado, então tenho que dividi-los em quatro grupos. Eu delego graduados da GBS para voltarem e ensinarem as lições para esses grupos menores, evitando chamar a atenção da polícia."
Diante da perseguição
"Depois que minha mãe faleceu, fiquei com meu pai e nós dedicamos a nossa casa para os cultos. As autoridades locais souberam disso e me chamaram para a delegacia, para um interrogatório," compartilhou Chinh.
"'Por que você está usando a sua casa para uma finalidade religiosa? - Eles me perguntaram. "Nós vamos enviá-lo para o campo de reeducação por um ano!"
"Respondi a eles que é a minha casa particular, portanto, é meu direito", Chinh continuou. "Eles não irão me levar para a cadeia, apenas estão me avisando para que eu não faça novamente." A igreja da vila de Chinh tem agora 725 pessoas. Dessas, 220 já foram batizadas.
"Desde que começamos a GBS, mais de 300 pessoas foram acrescentadas à igreja. Na comunidade, vimos a mudança nos cristãos na forma como agem, até mesmo na maneira como se vestem", disse. "Eles costumavam beber e brigar muito. Mas agora, eles foram transformados."
Pedidos de oração:
• Louve ao Senhor pelo modo como ele está usando a Escola Bíblica Galileia para impactar aldeias como a de Chinh. Ore para que mais líderes de igrejas e mestres da Palavra sejam levantados por meio da GBS.
• Ore pela classe de Chinh, para que consigam um quadro branco para ajudá-los em suas discussões. Peça para que o Senhor satisfaça as suas necessidades.
• Clame a Deus para que os corações das autoridades sejam mudados. Ore pela proteção de Deus sobre a vida dos professores e alunos da GBS, pois eles continuam a reunir-se em segredo.
*Nome alterado para a segurança do cristão.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoPriscila Slobodticov

Comentários