Livros iluminam famílias sírias

Colaborador da Portas Abertas na Síria relata sobre seu ministério de distribuir cesta básica para refugiados, junto com livros sobre assuntos familiares
O trabalho da Portas Abertas está ativo na Síria mesmo em meio à guerra. Neste ano, o foco principal do trabalho tem sido entregar ajuda humanitária. Entretanto, outros projetos tradicionais, como distribuição de livros e treinamento bíblico, também estão sendo realizados.
Com a ajuda de um colaborador que vive na província de Homs, pudemos distribuir centenas de Bíblias e livros a famílias cristãs — um trabalho nada simples para quem se encontra numa guerra civil.
"Não é fácil entregar esses livros", comenta ele. "Quando vamos para outras cidades, temos de passar por postos de controle, um atrás do outro. Os guardas nos fazem um monte de perguntas. Sempre tomamos cuidado com sequestradores. Não tem sido fácil para os irmãos".
Ele descreve como é difícil chegar a locais onde há refugiados: "Tenho medo de pegar a estrada, levando livros e dinheiro. Por favor, ore por nós".
Reuniões de família
"As famílias sírias que ajudamos são cristãs. Elas recebem de nós uma cesta básica por mês, já há algum tempo. Conseguimos construir relacionamentos fortes com essas famílias, e desfrutamos de respeito e confiança mútua", conta o colaborador. "É maravilhoso nos reunir com eles".
As famílias recebem visitas regulares. Nessas ocasiões, nossas equipes compartilham trechos da Bíblias e oram com os presentes, tentando trazer-lhes um pouco de conforto e ânimo.
"Agradeço o Senhor pela oportunidade que nos deu de entregar livros cristãos a essas famílias, sabendo que há pouco material aqui no país sobre vida familiar cristã. Foi ótimo distribuir esses exemplares, e as famílias ficam muito felizes e agradecidas por receber livros tão importantes, que contém as respostas para muitas de suas dúvidas".
Os distribuidores são bem-recebidos pelas famílias. "Uma menina de 12 anos, por exemplo, está lendo bastante a Bíblia. Ouvimos um garoto de 7 anos dizer que está decorando diversos salmos", ele compartilha, com a voz entusiasmada.
"Um homem de 37 anos fugiu de al-Qusayr para cá, na província de Homs. Ele veio com a esposa e os dois filhos. O homem se tornou cristão em uma visita que lhe fizemos. Depois, levou toda a família ao Senhor. Ele começou a ler a Palavra de Deus e a estudá-la. Ele ficou muito feliz com os livros que lhe demos, que fala de assuntos familiares a partir da perspectiva cristã. Ele me disse: ‘Esses livros me ajudaram a lidar melhor com meus filhos. Como gostei bastante desse material, estou emprestando para as pessoas que conheço’. Estamos vendo como é importante dar livros para as pessoas, além da cesta básica".
Este colaborador tenta envolver no trabalho as famílias que ajuda. "Meninos e meninas, homens e mulheres — todos oferecem sua ajuda quando precisamos de uma mão em nossas atividades. Eles ficam felizes por fazer parte de nossa equipe de distribuição também".
Acesse www.apoiesiria.org e participe da ajuda da Portas Abertas no país.

Pedidos de oração
  • Interceda por todas as famílias que receberam livros. Que elas sejam abençoadas através da leitura.
  • Ore por essas crianças que têm lido e memorizado avidamente a Palavra de Deus.
  • Peça a Deus para transformar esse momento de crise para o bem dos refugiados. Que ele crie grandes oportunidades de que sua graça e seu amor sejam compartilhados.
  • Ore para que possamos continuar nosso projeto de distribuição de livros.
Portas Abertas Brasil

Comentários