Sinais de esperança numa Síria devastada pela guerra

Quem tem assistido aos noticiários sobre a Síria não esperaria encontrar um pastor sírio cheio de alegria e otimismo em tempos tão difíceis. E foi isso o que aconteceu quando um colaborador local se encontrou com um dos pastores sírios envolvidos no trabalho de assistência da Portas Abertas na Síria
"Em todos esses anos como pastor, não tinha visto um ministério na Síria com essa intensidade", disse com entusiasmo o pastor da cidade de Tartus no sul da Síria. "Não me entenda mal; não importa como você veja isso, a guerra é horrível e má em qualquer situação. Mas, em paralelo a isso, a Igreja está sendo moldada e transformada". Deus está fazendo uma grande obra nessa guerra civil na Síria. Outro cristão disse: "Essa crise tem trazido um reavivamento que não podíamos imaginar". Outro acrescentou: "É como reviver os acontecimentos de Atos!".
Na busca por ajudar outras pessoas, esse pastor de Tartus disse: "Temos alcançado áreas geográficas nunca antes imaginadas. O número de famílias e casas que temos visitado e conhecido é inacreditável. São pessoas de todos os grupos religiosos e denominações. E não é que eles não se importem que sejamos cristãos. Eles realmente apreciam quem nós somos".
No começo, apenas o pastor e um punhado de pessoas trabalhavam de maneira ativa na igreja, "agora toda a congregação está participando do ministério por vontade própria. Essa não é a realidade apenas da minha igreja. É a realidade de muitas igrejas".
Um só Corpo
Igrejas de diferentes denominações têm se aproximado umas das outras. Esse pastor é de uma denominação evangélica que antes não tinha contato com nenhuma das igrejas tradicionais. "Nosso relacionamento com as igrejas históricas está melhorando. Eu estou em contato direto com dois líderes: um maronita e um sírio ortodoxo. Nos encontramos e nos reunimos regularmente". Um cristão evangélico que no passado era cético com relação às igrejas tradicionais disse: "Não há denominacionalismo na atual situação, os corações estão se voltando unicamente para Deus".
Há também, de acordo com o pastor, boas relações com outras igrejas evangélicas. "De fato, nós temos planos de organizar uma espécie de mesa redonda onde nos reuniremos para compartilhar o que temos feito, e encontrar maneiras de ajudar o trabalho um do outro no intuito de duplicar os esforços".
"Através do facebook, tenho a oportunidade de estar conectado com sírios do Mundo Árabe que querem ajudar seus compatriotas, mas não sabem como. Então, eu uso meu facebook para dar destaque a casos que precisam de atendimento médico e outros sírios têm contribuído. Já atendemos 13 casos como este, até agora."
Credibilidade
"Hoje, o cuidado e ajuda genuína que temos oferecido tem feito com que as pessoas vejam os cristãos com outros olhos. Pessoas que antes não queriam nenhum contato conosco, agora confiam em nós", revelou o pastor. Segundo ele, até autoridades ligadas ao governo estão gratas pela ajuda que a Igreja tem dado às pessoas.
"Na Igreja tenho visto o aumento do espírito voluntário. Por exemplo, em nossa igreja estamos agora preparando aulas de reforço para crianças (de até 18 anos), que por causa da guerra pararam de estudar, ajudando-as a não ficarem atrasadas. Temos também oferecido auxílio de pronto socorro na igreja através de médicos voluntários", concluiu ele.

Pedidos de oração
  • Peça que Deus conceda sabedoria a esse pastor para que ele faça as escolhas certas em seu trabalho.
  • Agradeça a Deus pelo crescimento da unidade entre as igrejas.
  • Peça por fortalecimento àqueles que trabalham no reforço escolar com as crianças.
  • Clame por proteção nas estradas.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoMarcelo Peixoto

Comentários