Cristão é ameaçado por causa de sua fé

Depois de anos trabalhando como enfermeiro a serviço do governo militar, Kyaw Maing*, juntamente com sua família, instalou-se numa aldeia longínqua ao norte de Mianmar. Eles são os únicos cristãos na comunidade
Mianmar Pastor.jpg
"É uma comunidade majoritariamente budista," diz Kyaw Maing. "As pessoas aqui não aceitam gente de outras tribos ou outras religiões. Eles não me aceitam porque eu sou cristão."
Maing abriu uma farmácia e, todos os dias, quando as pessoas o procuram, ele não perde a oportunidade de orar pelos doentes para que fiquem bons. Um mês depois, ele já estava compartilhando sua fé com seus clientes e, por causa disso, tem dificuldades com seus vizinhos.
"Eles promoveram um abaixo-assinado contra mim", conta. "Eles querem que eu deixe a aldeia e enviaram uma petição nesse sentido às autoridades locais. O chefe da aldeia imediatamente veio me ver com um ultimato: ou eu deixava a aldeia naquela mesma noite ou ele incendiaria minha casa."
Há 20 anos, o chefe da aldeia tem fama de pressionar e expulsar cristãos, além de fechar igrejas, e se orgulha disso. Após fazer uma última breve oração, Maing fez sua escolha: "Eu estou aqui porque quero servir às pessoas", diz ele ao chefe da aldeia. "Eu quero ajudá-los a se curar e falar-lhes da vida eterna que é dom de Deus, por isso, eu vou ficar."
"Se quiser viver até a velhice, deixe a aldeia," ameaçou o chefe da aldeia. "Eu não posso viver com um cristão em lugar nenhum. Você tem três horas para decidir-se."
Como Maing continuou a trabalhar em sua farmácia e a ministrar àqueles que estavam doentes de corpo e mente, fotos suas foram espalhadas por toda a aldeia. As imagens eram acompanhadas da seguinte mensagem: "Vá embora rapidamente!" Mas, o antigo enfermeiro não deu atenção às advertências.
Os monges budistas também se opuseram à permanência de Kyaw Maing. Nas aldeias de Mianmar, as pessoas que procuram por cura física ou bênçãos materiais ofertam aos monges alimentos, animais ou dinheiro. Quando as orações de Maing começaram a curar os moradores da aldeia, os monges budistas com poderes psíquicos tentaram escorraçá-lo da comunidade; ainda assim, o cristão decidiu ficar.
Há pouco mais de três anos, Kyaw Maing mudou-se para sua aldeia. Sua farmácia continua aberta e ele continua orando pelos clientes, apesar da pressão e da oposição de vizinhos, monges budistas e autoridades locais.
Para fortalecer os obreiros cristãos em Mianmar, como Kyaw Maing, a Portas Abertas realiza seminários de preparação para a perseguição. Um deles foi realizado no norte do país e Maing participou. "Minha fé foi renovada e fui encorajado a permanecer firme através da tempestade. Por favor, lembre-se de mim em suas orações."
*A verdadeira identidade e outros detalhes foram alterados para a proteção do cristão.
Pedidos de oração
  • Ore para que a proteção e a paz de Deus estejam sobre a vida de Kyaw Maing e sua família.
  • Peça para que a salvação de Cristo seja revelada aos que perseguem Kyaw Maing.
  • Clame para que Deus use a Portas Abertas para fortalecer outros cristãos em Mianmar.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoDomitila Madureira

Comentários