Cristãos egípcios pedem orações após ataque em Giza

No dia 20 de outubro, dois homens em uma motocicleta se aproximaram de uma igreja na cidade de Giza. Um deles disparou uma arma automática atingindo pessoas que participavam de uma cerimônia de casamento. A comunidade cristã local pede por suas orações
Duas pessoas morreram no local, outras, algumas horas mais tarde. No dia seguinte, uma vítima faleceu em decorrência de seus ferimentos e uma quinta pessoa, um muçulmano, morreu quinta-feira (24/10). Mais de 17 pessoas ficaram feridas, várias gravemente.
Cinco homens envolvidos no incidente foram presos no dia 21 de outubro. Houve relatos de que os seguranças não estiveram presentes durante todo o evento ou que haviam deixado a cena antes do ataque. Muitos estão em dúvida se uma segurança mais adequada poderia ter impedido ou limitado os efeitos do ataque, e pedem uma investigação para apurar se houve falha ou negligência por parte das forças de segurança.
Algumas semanas antes houve outro incidente, no qual, cristãos também foram alvo de um tiroteio. Em 30 de setembro, o Bispo de Minya, Anba Makarios, sobreviveu a uma suposta tentativa de assassinato quando seu carro foi incendiado ao entrar em el-Sario em Abu Qurqas, na província de Minya. Ele ainda conseguiu chegar até a casa de um cristão local, onde ambos se abrigaram. Os serviços de segurança foram contatados e chegaram 90 minutos depois. Ninguém ficou ferido, mas o carro e a casa foram danificados por vários projéteis.
Estes foram os incidentes mais graves que afetaram os cristãos desde a onda de ataques a igrejas em meados de agosto, como parte da reação de alguns partidários do ex-presidente Morsi, pelo seu afastamento do cargo. Pelo menos 80 igrejas e outros edifícios pertencentes aos cristãos em várias províncias de todo o Egito foram queimados, pilhados ou sofreram outros danos.
O governo interino estabeleceu uma comissão para documentar os danos e supervisionar reparos. O Conselho de Igrejas do Egito apresentou uma lista de 48 prédios danificados mais seriamente. As igrejas se comprometeram a reparar os edifícios com menores danos. A comissão começou seu trabalho, com os primeiros levantamentos realizados no início de setembro.
Durante os ataques em agosto, os muçulmanos moderados agiram em defesa das igrejas danificadas. Vários líderes cristãos relatam que as relações entre cristãos e muçulmanos moderados foram reforçadas nos últimos meses, com a cooperação para o benefício da sociedade e da nação.
Pedidos de oração
  • Ore por todos que estão em luto, para que, mesmo nessa situação, eles experimentem o conforto, a presença e a paz de Jesus.
  • Interceda também pelos feridos e traumatizados, para que eles recebam o toque, a presença, a paz e a cura do Senhor
  • Clame para que os líderes cristãos e comunidades cristãs continuem respondendo com moderação e perdão, como fizeram no mês de agosto.
  • Peça a Deus para que as relações entre comunidades e pessoas de boa vontade cresçam e fortifiquem cada vez mais, de forma que a rejeição do extremismo e da violência seja vista pela grande maioria dos egípcios e sirva de exemplo.
  • Lembre-se de orar pelos extremistas que provocam todos esses ataques, para que eles sejam desafiados pelo Espírito Santo e respondam com o arrependimento de seus pecados.
FonteMiddle East Concern e ANAJURE

Comentários