EUA declaram Boko Haram como grupo terrorista

O Departamento de Estado dos EUA designou o grupo extremista Boko Haram como uma organização terrorista. O Boko Haram possui ligações com a Al-Qaida no Magrebe Islâmico e é responsável por milhares de mortes em seu esforço de livrar o norte da Nigéria do testemunho cristão e impor a lei islâmica
Boy Nigeria.jpg
Em maio, o governo nigeriano declarou estado de emergência em Yobe e nos estados de Borno e Adamaua, em um esforço de acabar com os ataques e conflitos provocados pelos radicais. Ansaru, um grupo dissidente do Boko Haram, também foi classificado como terrorista, pelos EUA. O grupo atacou vários alvos ocidentais e nigerianos e reivindicou a autoria do sequestro e assassinato de sete trabalhadores estrangeiros de construção civil no início de 2013.

As consequências da designação como “terrorista” incluem a proibição de fornecimento de recursos para os grupos e ajudarão os EUA e outros parceiros no esforço de investigar e processar suspeitos associados ao Boko Haram e ao Ansaru.

Um colaborador da Portas Abertas na África comentou: “O efeito da atividade do Boko Haram no norte da Nigéria será sentido na comunidade cristã local nos anos que virão. Centenas de famílias perderam seu ganha-pão e milhares de famílias foram deslocadas. Congregações, especialmente nos estados de Yobe e de Borno, foram afetadas pela instabilidade e pela ameaça contra elas. Temos orado por avanços nos esforços do governo em dar um fim à insurgência do Boko Haram, e acreditamos que esse passo importante do Departamento de Estado dos EUA possa fortalecer os esforços do governo para acabar com o sofrimento dos nigerianos do norte do país nas mãos desses terroristas”.

Pedidos de oração• Continue orando pela Nigéria. Ore especialmente pelos cristãos do norte do país, para que permaneçam firmes na fé, a despeito das pressões que enfrentam. Além dos efeitos da atividade do Boko Haram sobre eles, os cristãos têm enfrentado perseguição por muitos anos por causa do testemunho cristão na sociedade dominada pelo islã, em particular, nos estados do norte, governados pela sharia (lei islâmica).
• Interceda por todos que perderam entes queridos, seu sustento e suas propriedades em consequência das atividades do Boko Haram. Ore pelo consolo e sustento de Deus.
• Peça pelos colaboradores da Portas Abertas que viajam por todo o norte da Nigéria para ministrar aos cristãos que foram afetados pela violência do Boko Haram; para que Deus lhes proteja e use para encorajar seus filhos no norte da Nigéria.

Leia também
Boko Haram mata 19 viajantes na fronteira com Camarões
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoGetúlio A. Cidade

Comentários