Organizações questionam o número de mártires cristãos – Parte 2

A enorme disparidade entre os números da Portas Abertas Internacional e outras organizações, e do Centro de Estudos do Cristianismo Global da Universidade Gordon-Conwell, em Massachusetts, pode ser explicada pela última decisão de incluir também os cristãos mortos em conflitos
Mártires_2.jpg
O Centro de Estudos do Cristianismo Global (CSGC, sigla em inglês) afirma que cerca de 900 mil cristãos morreram na República Democrática do Congo (definido como um país "cristão"), na primeira década do século 21, e isso compreende 90% do número total de cristãos mortos nesse período.
O CSGC disse ainda que sua definição "ampla" do martírio permitiu que eles fossem incluídos na contagem. (Sua ampla definição de um "mártir" é "crentes em Cristo que perderam suas vidas prematuramente, em situações de testemunha, como resultado da hostilidade humana").
No entanto, Ian Linden, da Tony Blair Faith Foundation, professor de religião da Escola de Estudos Orientais e Africanos em Londres, disse que as mortes dos cristãos no Congo foram as consequências de um Estado falido, e não martírio (Linden é ex-diretor do Instituto Católico de Relações Internacionais).
Judd Birdsall concorda: "[Os cristãos] são muitas vezes apanhados em conflitos desencadeados por uma complexa teia de fatores étnicos, econômicos, políticos, ideológicos, entre outros. Destacar o fator religioso – e não identificar mártires religiosos – é incrivelmente complicado. Isso não quer dizer que a religião não é um grande fator de motivação e mobilização em muitos conflitos".
No entanto, há outra área de atuação para além da guerra na qual os cristãos podem morrer por sua fé. Como Birdsall admite: "A definição [do CSGC] vai muito além de mortes no contexto da proclamação pública da crença em Jesus. Trata-se do ‘estilo de vida inteira’ do cristão assassinado. Mesmo que um assassino não tenha como alvo os cristãos por causa de sua fé, os cristãos são ‘contados como mártires na medida em que suas ações em tais situações são um testemunho de sua fé’."
"A ampla definição e o número apresentado nos força a reconsiderar nossas definições padrões de martírio. Um mártir não é apenas um cristão solitário atacado por leões no Coliseu ou um reformador queimado na fogueira. ‘As situações das testemunhas variam muito. Muitos mártires são pessoas comuns com coragem e compromisso extraordinário’."
Esta definição também se aplica nos casos em que os cristãos, vivendo os princípios de sua fé, desafiando a criminalidade, corrupção e interesses arraigados, como os cartéis de drogas ou tráfico, e depois pagam com a vida pela postura que eles tomam. É impossível verificar todos esses casos.
John Allen, autor do livro A guerra global contra os cristãos, cuja publicação parece ter reacendido o debate, acredita que o número exato é, em última análise, o menos importante. "Eu acho que seria bom ter números confiáveis ​​sobre o assunto, mas, do ponto de vista do meu livro, não importa muito, porque me proponho a romper a narrativa que tende a dominar a discussão no Ocidente – que os cristãos não podem ser perseguidos por pertencerem à Igreja mais poderosa do mundo", disse ele.
"A verdade é que dois terços dos 2,3 bilhões de cristãos no mundo de hoje vivem em bairros perigosos. Eles são muitas vezes pobres; pertencem a minorias étnicas, linguísticas e culturais. E eles são colocados em risco. E, finalmente, eu acho que agir, nesse momento, é mais importante do que ser preciso sobre o número de mortos".

Leia tambémOrganizações questionam o número de mártires cristãos – Parte 1
Quantos cristãos vivem hoje no Iraque?
Quantos cristãos vivem hoje no Oriente Médio?
Um terço dos cristãos sírios já deixou o país
FonteWorld Watch Monitor
TraduçãoTamires Marques

Comentários