Cristãos vietnamitas necessitam de orações

21ª nação mais perseguidora aos cristãos, teoricamente, há liberdade religiosa no Vietnã. Apesar de a vida religiosa nas congregações ser geralmente tranquila, a igreja vietnamita enfrenta restrições e dificuldades
Vietnam_Believer.jpg
"No último natal, milhares de cristãos estavam reunidos no Norte para uma caminhada de oração. Nós estávamos marchando pacificamente, oferecendo nossos louvores a Deus, até que a polícia chegou. Eles disseram que tínhamos de parar, pois o que estávamos fazendo era errado."
Pastor Bao*, do norte do país
“Representantes de uma organização vieram até o nosso vilarejo e nos ofereceramempréstimos de capital para o desenvolvimento de uma microempresa. Eles nos informaram que era necessário um registro para que os beneficiários pudessem pegar as sementes. Nós, cristãos da tribo, fizemos nosso registro, pois também tínhamos necessidade. No último mês de outubro, a organização começou a liberar as sementes para aqueles que se registraram. Todos receberam, exceto os cristãos. Um dos nossos pastores consultou o governo sobre esse fato e eles responderam ‘Nós não temos que explicar isso para você’. A parte triste de tudo isso é que já havíamos nos preparado, pensando que eles nos ajudariam. Um de nossos irmãos pegou emprestado 5 milhões de dongues (o equivalente a 557 reais) para comprar 6 mil sementes e, no próximo ano, ele terá de pagar 7 milhões de dongues, apesar de não ter recebido nada. Nesse vilarejo, as autoridades fazem de tudo para oprimir os cristãos".
Pastor Hung*, líder cristão em um vilarejo tribal
"Na manhã do dia 26 de outubro de 2012, nós vimos e ouvimos a história de uma senhora. Ela foi chamada para servir ao Senhor entre os deficientes auditivos em duas províncias aqui do norte. Em uma dessas províncias, ela fundou um centro e uma igreja para deficientes auditivos. Nos últimos anos, a igreja sofreu perseguição do governo local. Houve momentos em que as autoridades locais interromperam as reuniões, agrediram as pessoas que lá estavam e as forçaram a encerrar o encontro. Alguns membros da igreja também foram agredidos por seus familiares. Os cristãos não têm mais um lugar para se encontrar. Ore por eles."
Paulo*, cristão local
"Semana passada, eu fui até um vilarejo com a minha esposa para ministrar aos cristãos. Quando chegamos lá, o lugar estava cercado por 30 oficiais que ordenaram a nossa saída. Esses oficiais abriram os assentos da nossa moto, provavelmente buscando por Bíblias. Eles nos levaram até a delegacia, mas os cristãos nos defenderam e conseguimos retornar para casa de modo seguro. Após esse incidente, os cristãos que nos ajudaram foram ameaçados de prisão pela polícia local.”
Pastor Bich*, professor bíblico
*Os nomes e lugares citados foram modificados por motivos de segurança dos cristãos.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoCecília Padilha

Comentários