Ataques à bomba durante o Natal no Iraque

Na manhã do dia 25 de dezembro, enquanto cristãos ao redor do mundo comemoravam o Natal, nossos irmãos iraquianos foram mortos em atentados que ocorreram em Bagdá: um carro-bomba explodiu próximo a uma igreja, enquanto outra bomba destruiu um mercado ao ar livre
Iraq Church.jpg
O número de cristãos mortos em dois ataques no Iraque no dia de Natal subiu para 37. No primeiro atentado, um carro-bomba explodiu próximo a uma igreja em Bagdá, capital do país, durante uma celebração e deixou, pelo menos, 26 pessoas mortas e outras 38 feridas. Segundo as autoridades iraquianas, o atentado ocorreu próximo ao bairro Dora, que concentra uma pequena população cristã.

No outro incidente, uma bomba explodiu em um mercado ao ar livre perto da área cristã de Athorien, matando 11 pessoas e ferindo 21. A comunidade cristã no Iraque é estimada entre 400 mil e 600 mil pessoas e tem sofrido frequentes ataques da Al Qaeda e de outros grupos de radicais.
Os incidentes ocorrem no momento em que as forças de segurança do país estão realizando uma forte operação militar no deserto ocidental à procura de membros da Al Qaeda, na fronteira com a Síria.
O número de pessoas assassinadas no mês de dezembro no Iraque chegou a 441. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 8 mil pessoas foram mortas desde o começo do ano.
(As informações são da Associated Press)
FonteO Estado de S. Paulo

Comentários