Dia de votação no Egito é dia de intercessão no Brasil

Mais de 52,7 milhões de eleitores estão convocados hoje e amanhã (15) a votar o novo texto constitucional do Egito. As previsões indicam que a Constituição deve ser aprovada fornecendo uma base legal ao Executivo para a transição de poder, abrindo o caminho para novas eleições legislativas e presidenciais que deverão decorrer até o final de 2014
Egypt_Street.jpg
"A aprovação da Constituição significa que podemos seguir em frente com as eleições presidenciais de março e as eleições parlamentares, alguns meses depois", comentou um cristão local. Esse é um passo decisivo na legitimação do poder transitório, depois da destituição do ex-presidente Mohamed Mursi pelos militares, em julho de 2013.

Há muitas preocupações e rumores de que a Irmandade Muçulmana e diferentes grupos radicais não pretendem deixar que esses dias passem de forma pacífica. As forças policiais e do Exército estão em alto estado de alerta para proteger os eleitores.

Apesar dos esforços, uma bomba explodiu hoje (14) em frente a um tribunal da cidade do Cairo, capital do Egito, pouco antes de os locais de votação serem abertos para o referendo. O atentado não deixou vítimas e é o último de uma série de ações violentas que ocorrem há meses no país mais populoso da região árabe, com cerca de 85 milhões de habitantes.

A Aliança Nacional de Apoio à Legitimidade, uma coligação islâmica liderada pela Irmandade Muçulmana contra a deposição de Mursi, já anunciou que vai boicotar o referendo. O grupo Jovens contra o Golpe, ramo juvenil da coligação islâmica, também prometeu boicotar a consulta e promover atos de desobediência civil.

No Cairo, registaram-se confrontos em várias regiões, sobretudo na Avenida das Pirâmides, no bairro de Giza, assim como na parte leste da capital, no distrito de Cidade Nasser, e a norte, em Heluan.

A nova Constituição altera a aprovada pelos islâmicos em 2012 – suspensa pelos militares em 2013, após a saída de Mursi do poder. Durantes esses dias, em especial, ore ainda mais pela segurança dos cidadãos e das Igrejas no Egito.
FontePortas Abertas Internacional e Agência Brasil

Comentários