Negociações de paz para Síria entram em 6º dia sem progressos concretos

As negociações de paz para a Síria entraram nesta quarta-feira (29) em seu sexto dia sem que as partes tenham alcançado por enquanto avanços concretos em questões humanitária e políticas, apesar de governo e oposição terem reiterado seu compromisso de continuar com o processo
Syria girl.jpg
As delegações que representam o governo e oposição síria ficaram novamente frente a frente, ao lado do mediador Lakhdar Brahimi, em uma reunião que começou por volta das 11h locais (8h de Brasília), confirmou a porta-voz da ONU, Corinne Momal-Vanian.

O mediador decidiu ontem reduzir os contatos com as partes a uma única sessão pela manhã, para que ambas as delegações dedicassem a tarde para preparar melhor o diálogo.

Estava previsto que seriam abordados pontos do "Comunicado de Genebra", documento base para as negociações que, entre outras coisas, estabelece o fim imediato da violência, o acesso de ajuda humanitária e a criação de um órgão de governo transitório.

Segundo fontes de ambos os lados, na reunião de terça-feira (28), o clima foi tenso devido às acusações da delegação governamental contra os Estados Unidos, por uma suposta votação secreta no Capitólio para se voltar a fornecer armamento leve aos grupos rebeldes sírios considerados moderados.

A oposição nega este fato e Brahimi disse em entrevista que a medida não foi confirmada. Também não há progressos no terreno humanitário, já que o carregamento da ONU com ajuda humanitária para 500 famílias segue precisando de autorização para poder entrar em Homs, algo que o regime se comprometeu a fazer nos primeiros dias de conversas.

A primeira rodada negociadora, que começou na sexta-feira passada, terminará previsivelmente nessa sexta-feira, quando as partes farão um descanso de alguns dias para em seguida retomar o processo de paz.

Entenda por que  líderes da Igreja síria, a Portas Abertas e o Conselho Mundial de Igrejas pediram oração pela conferência de Genebra II.
FonteUOL

Comentários