Uma escolha difícil

“Meu pai me disse para abandonar a Cristo, caso quisesse continuar com meus estudos”
Algeria-3.jpg
Kahina* é uma aluna brilhante do terceiro ano de uma universidade na Argélia. Seu sonho de se tornar uma profissional pode não se concretizar, uma vez que seu pai descobriu a sua fé cristã e soube que, há tempos, ela, secretamente, frequenta uma igreja evangélica.

"Eu me converti a Cristo cerca de um ano e meio atrás. Na universidade, há um grupo de estudantes cristãos com quem partilhei a minha nova fé. Eu também fui em segredo para a igreja, mas não na área onde minha família mora. Eu estava com medo de ser vista pelos membros da minha família, que são ferozmente opostos à fé cristã ", disse Kahina, cujo medo é justificado.

"Meu irmão, que havia pregado o evangelho para mim, foi forçado pelo meu pai a sair de casa. Para a minha família, nós nos tornarmos cristãos é o equivalente a uma desgraça que é jogada sobre o nosso lar", contou ela. Ciente do destino que a esperava caso seu pai descobrisse sobre a sua conversão ao cristianismo, Kahina continuou a manter a sua fé em segredo até que ela foi denunciada por seu irmão mais velho. Ele é um muçulmano muito rigoroso, e um grupo de moradores disse-lhe que tinha visto Kahina entrar na igreja.

A jovem convive agora com a terrível pressão de sua família. "Um dia, cheguei em casa e encontrei meu pai e irmão mais velho (ambos salafistas) esperando por mim. Eles me perguntaram se eu realmente ia à igreja. Eu confessei a verdade. Meu pai ficou muito irritado. Ele me insultou e ameaçou me mandar embora de casa ", Kahina compartilhou. Ela tem apenas 21 anos de idade.
Quando se acalmou um pouco, seu pai pediu-lhe para fazer uma escolha: abandonar a Cristo ou abandonar seus estudos. "Meu pai me pressionou. Pediu-me para jurar a ele que não colocaria meus pés em uma igreja de novo. Se eu fizesse isso, poderia continuar indo à universidade, bem como vivendo com minha família. Se eu não fizesse, eu teria de parar meus estudos e sair de sua casa. Diante disso tudo, eu prometi ao meu pai que não iria mais à igreja. Eu estava com muito medo", lamentou Kahina, visivelmente abalada.

Dessa forma, ela poderia evitar a situação de viver em sua casa como se estivesse em uma prisão. “Eu prometi ao meu pai que não frequentaria a igreja. Mas é impossível abandonar a Cristo, porque tenho experimentado a sua bondade durante todo esse tempo", disse ela.

Embora Kahina esteja agora privada da alegria da comunhão com os demais cristãos, ela continua mantendo a sua fé em segredo, e espera um dia encontrar a liberdade de novamente poder ir à igreja e expressar suas crenças religiosas. "Meu desejo é ir à igreja, mas não posso por causa do meu pai. No entanto, eu mantenho minha fé no meu coração", concluiu ela.

Por causa da intolerância religiosa arraigada na sociedade argelina, especialmente em áreas com alta presença islâmica, muitos cristãos praticam a sua fé em segredo por medo da perseguição.

*Nome trocado para a segurança da cristã. 
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoAna Luíza Vastag

Comentários