Boko Haram mata mais de 100 pessoas no norte da Nigéria

No último sábado (15), 106 pessoas morreram na aldeia Izghe, perto da fronteira com Camarões, no estado de Borno, quando supostos membros do Boko Haram cercaram a aldeia às 21h30 em caminhões e motocicletas
ataque na nigéria.jpg
Os rebeldes separaram os cristãos dos muçulmanos antes de matá-los. Alguns foram baleados, enquanto outros tiveram suas gargantas cortadas. Os agressores, em seguida, saquearam os comércios próximos e fugiram para o deserto. No momento do ataque, não havia forças de segurança na cidade.

Mesmo dias depois, ainda havia dezenas de corpos espalhados pelas ruas da aldeia: as pessoas tinham medo de se reunir e enterrá-los. Tanto muçulmanos quanto cristãos fugiram. Os únicos que ficaram para trás foram os idosos que não puderam fugir.

Na semana anterior ao ataque, o governo bombardeou esconderijos do Boko Haram próximos a Izghe e aldeias vizinhas, como parte de sua luta contra a insurgência islâmica. O presidente Goodluck Jonathan declarou estado de emergência em Borno, Yobe e Adamawa e afirmou, em maio passado, que o seu governo está enfrentando crescentes críticas por seu fracasso em erradicar os rebeldes.

A BBC informou na semana passada que o governador do estado de Borno, Kashim Shettima, pediu mais tropas para combater o Boko Haram. Ele disse à imprensa que "oficiais e soldados do exército nigeriano e da polícia nigeriana lhe disseram que estão fazendo o seu melhor, dadas as circunstâncias, mas você e eu sabemos que o Boko Haram é mais bem armado e motivado."

Pedidos de oração
• Ore pedindo por conforto do Senhor para os seus filhos que sobreviveram aos horrores do ataque em Izghe. Peça para que a graça abundante de Deus seja ministrada sobre a vida deles, sarando a sua dor por meio das suas misericórdias.
• Interceda pelos cristãos nos estados do norte da Nigéria e, em particular, em Borno, Yobe e Adamawa, para que Deus lhes dê a graça que necessitam para responder a estes sofrimentos de uma maneira que honre a Cristo.
• Lembre-se dos líderes da igreja; ore para que eles sejam consolados e fortalecidos, capazes de consolar outros.
• Clame para que o governo aja com grande urgência e faça o que for necessário para proteger o povo do norte da Nigéria.
FonteBBC, AFS, The Telegraph e Al-Jazeera
TraduçãoAna Luíza Vastag

Comentários