Começam encontros entre famílias separadas das Coreias do Norte e do Sul

A Guerra da Coreia (1950-1953) culminou com a divisão definitiva da Coreia e a criação de dois novos países: Coreia do Norte e Coreia do Sul, o primeiro comunista e o outro capitalista. Desde a guerra civil até hoje, a liberdade religiosa não tem mais espaço na Coreia do Norte que, atualmente, ocupa o primeiro lugar na Classificação da Perseguição Religiosa
coreias.jpg
A primeira reunião em três anos de famílias divididas pela separação das duas Coreias começou hoje (20) no monte norte-coreano Kumgang, com o reencontro de centenas de parentes da Coreia do Norte e Coreia do Sul, após décadas sem contato. Acompanhados por parentes próximos, os 82 idosos sul-coreanos eleitos para integrar o primeiro dia de reuniões encontraram-se, como previsto, com seus familiares do Norte.

As famílias ficaram duas horas na sala de convenções de um resort em Kumgang. À noite, participarão de um jantar organizado pela Coreia do Norte. Amanhã (21), as famílias terão encontros em salas particulares, com maior privacidade. Os encontros terminarão no sábado (22).

Posteriormente, haverá uma segunda rodada de encontros, com 88 candidatos norte-coreanos a estabelecerem contato com 360 parentes que vivem na Coreia do Sul, depois de terem passado mais de seis décadas separados. O encontro iniciado hoje é o 19º entre famílias separadas pela guerra na Península Coreana, entre 1950 e 1953.

Veja tambémClassificação da Perseguição Religiosa
FonteAgência Brasil

Comentários