Fechamento de quatro igrejas na Indonésia afeta 500 cristãos

Há quase dois meses, mais de 500 cristãos, entre adultos e crianças, estão impossibilitados de realizar culto em suas igrejas. Em 8 de dezembro de 2013, eles foram forçados por 150 muçulmanos a fechar suas quatro igrejas
Church_Indonesia.jpg
Felizmente, as quatro congregações têm utilizado o espaço de outras três igrejas para prestar o seu culto de adoração a Deus. "Os cristãos ainda estão em um bom estado de espírito, mas a incerteza perdura. Usar os salões de outras igrejas é apenas uma solução temporária. Não sabemos quanto tempo isso pode durar", afirma o pastor Oferlin Hia.

Antes do fechamento, as quatro igrejas ― e outra que conseguiu evitar o fechamento – foram ameaçadas por pelo menos 70 fundamentalistas, que estavam protestando em frente aos templos durante os cultos dominicais dos dias 17 de novembro e 1º de dezembro. Além de ameaças verbais, ocorreu também violência física. Um dos cristãos foi atacado ao tentar tirar fotos dos protestos. Oficiais da polícia estavam presentes, mas pouco fizeram para impedir as tensões. Oficiais da polícia civil foram designados para aplicar as leis locais e ajudar os manifestantes a interditar os edifícios das igrejas. 

Os fundamentalistas demandam que as igrejas obtenham uma permissão para realizar suas reuniões. As igrejas até então operavam em escritórios domésticos ou salas comerciais, cuja atribuição original não era para atividades religiosas. "Nós demos entrada no pedido de permissão, mas os oficiais do governo local não respondem, apesar de termos atendido a todos os requerimentos", explica o pastor Hia. De acordo com as leis do país, uma igreja deve ter pelo menos 90 membros e ganhar o consentimento de pelo menos 60 vizinhos para assegurar uma permissão.
Pastor Hia, que lidera também o Corpo de Cooperação Eclesiástico (BKSAG) de CIanjur, tenta reabrir as igrejas. Ele apresentou um relatório para o Fórum de Harmonia Inter-Religiosa (FKUB) e enviou um pedido para o chefe do governo da região, solicitando deste uma alternativa para as igrejas. No entanto o chefe regional não respondeu até o momento. Até que uma solução seja encontrada, os 500 cristãos devem realizar seus cultos em locais não definitivos.

"Dificuldades podem vir, mas elas só servem como oportunidade para trabalhar mais para o reino e a glória de Deus", acrescentou o pastor.

Pedidos de oração • Ore pela solução desse problema. Que o Senhor possa mover os oficiais do governo a responder rapidamente em favor dos cristãos. Peça também por firmeza e sabedoria enquanto o pastor Hia avança em sua luta para reabrir as igrejas.
• Ore pela proteção das igrejas e para que nenhum outro incidente desse tipo ocorra novamente.
• Ore para que a solidariedade entre as igrejas aumente. Que mais igrejas próximas estejam dispostas a ajudar as congregações em dificuldades.
• Peça a Deus para consolar as quatro congregações. Que eles permaneçam fortes na fé e não sejam enfraquecidos pelos desafios.
• Ore para que a Portas Abertas tenha discernimento ao avaliar essa situação, a fim de prover a assistência mais adequada.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoCecília Padilha

Comentários