Líder cristão Davoud Alijani é liberto da prisão

Davoud Alijani, um líder das Assembleias de Deus em Ahwaz, foi liberto da prisão Karoon este mês, 20 dias antes do término de sua sentença
Homem_Irã.jpg
Falando sobre o tempo que passou na prisão, Alijani disse: "A angústia mental te afeta psicologicamente, mesmo que você não tenha sido torturado. Quando minha família veio me visitar, disseram que podiam ver a angústia escrita em meu rosto. Cada vez que ficava doente, eu ia à enfermaria da prisão, cuidada por detentos, e eles só me davam analgésicos. Os guardas tentavam me fazer negar minha fé regularmente".
Alijani foi, inicialmente, preso em 23 de dezembro de 2011, após autoridades iranianas invadirem um culto cristão e prenderem todos, inclusive as crianças. Embora a maior parte do grupo tenha sido liberada horas depois, Alijani foi transferido para um centro de detenção para interrogatórios junto com o pastor da igreja, Farhad Sabokrouh, a esposa do pastor, Shahnaz Jayzan, e Naser Zamen-Dezfuli, outro líder da igreja.
Alijani, o Pr. Farhad Sabokrouh e Naser Zamen-Dezfuli ficaram detidos até fevereiro de 2012, quando foram liberados temporariamente. Após sua libertação, o Pr. Sabokrouh foi orientado a não realizar cultos e foi proibido de visitar outros cristãos em Ahwaz, sua terra natal, e foi forçado a se mudar para Teerã.
Em outubro de 2012, os quatro cristãos foram sentenciados a um ano de prisão por conversão ao cristianismo e propagação contra a República Islâmica através do evangelismo. Eles foram convocados à corte em maio de 2013, onde foram presos e enviados à prisão para cumprir suas sentenças.
Em 4 de dezembro de 2013, o Pr. Farhad Sabokrouh e Naser Zamen-Dezfuli foram libertados da prisão Sepidar quando tinham quase completado suas sentenças, e Shahnaz Jayzan foi libertada em 28 de janeiro. No entanto, a igreja não realiza mais cultos, apesar de estar legalmente registrada.
FonteCSW
TraduçãoJorge Alberto - ANAJURE

Comentários