Preso por causa de Jesus? Então você tem um belo problema!

"Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente. Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus". 1 Pedro 2.19-20
Pastores_áfrica.jpg
De um momento para o outro, eles largaram tudo. Estávamos no meio de uma sessão de treinamento, mas esta notícia exigiu uma resposta imediata. Uma mensagem de texto foi recebida em um telefone celular dizendo que um irmão havia sido preso por atividades evangelísticas. Tratava-se de um homem que falava a língua das pessoas que eu estava ensinando naquele momento. Alguém daquela região. De repente, a perseguição havia chegado muito perto de casa.
Na verdade, eu tinha sido surpreendido por esses líderes da Igreja durante o curso. Eu pretendia dar-lhes treinamento mais cedo, mas não tinha sido concedido o visto para que eu fosse àquele país no norte da África. Mas a necessidade era grande e as chamadas para ir lá em particular eram urgentes. No final, foi decidido realizar um curso em outro país. Sete sacerdotes e um tradutor de diferentes países do Norte Africano tinham sido escolhidos para ir para lá, de modo que poderiam dar o curso em seu próprio país.
Também estava impressionado, em especial com o quanto é importante conhecermos um ao outro como cristãos. Para esses líderes da Igreja, era a primeira vez que tinham visto uns aos outros. Disseram-me que estava acontecendo uma restauração, uma renovação, um renascimento em sua região, e as pessoas estavam tornando-se seguidoras de Jesus. Mas as pequenas igrejas domésticas precisavam de pastores que pudessem estabelecer as igrejas e discipular os novos crentes. A partir da hora que eles se conheceram no aeroporto, não conseguiram parar de falar sobre o que estavam enfrentando naquele momento.
E então, esta notícia foi recebida com a lembrança da outra realidade com a qual os cristãos daquela região estavam vivendo: perseguição. Um trabalhador de campo que me acompanhou durante esta viagem começou imediatamente a planejar as coisas práticas. Por exemplo, se um advogado for abordado para agir em nome do irmão preso? Eu, também, imediatamente pensei em aspectos práticos: o que podemos fazer para resolver este problema? Mas os homens ofereceram suas canetas, cadernos e Bíblias. Um dos pastores presentes levantou-se e disse: "Tudo bem, senhores, vamos orar por este grande problema. É um belo problema".
Um belo problema? Uma ameaça de prisão não me parece nada "bonita".

– "Como é isso então"? Perguntei-lhe.
Ele respondeu: "Se você está preso, porque você está falando sobre o Senhor Jesus, então você tem um problema, mas é um belo problema".
Eu percebi que, inicialmente, este comentário me deixou com raiva. Meus pensamentos foram: "Encontrar uma solução para o problema. Não aceitá-la. Combatê-la". Em minha opinião nós estávamos ali totalmente derrotados por essa notícia terrível. Lá eu estava pensando em como era lamentável e horrível a situação daquele homem. Mas o que eu aprendi com eles naquele momento foi isto: Sim, a situação deste homem é terrível, pois ele tem família e amigos também, e o que eles estão enfrentando não é agradável. E nós vamos fazer o possível para libertá-lo. Mas isto não é lamentável. Ele está preso por Jesus, o que significa que temos um bom problema. Esta foi a sua conclusão.
Só mais tarde é que começou a nascer em mim a verdade deste princípio bíblico. Eles estão vivendo, literalmente, de acordo com as palavras de 1 Pedro. Se você está preso para fazer o mal, é a sua própria culpa. Mas se você é colocado na prisão por boas ações, é um sinal da graça de Deus. E estas palavras não foram ditas casualmente por aqueles homens. Alguns dos pastores presentes regularmente recebem ameaças, e em certas ocasiões já foram detidos ou presos. Alguns deles vivem na percepção de que podem ser os próximos para quem as orações serão feitas, pois eles poderão estar na prisão.
Após o momento de oração, nós retornamos às atividades do curso de formação. Em todas as orações posteriores o irmão preso foi mencionado. E quando eles despediram-se, prometeram continuar a orar por ele. Mas não com ar de desespero em suas vozes ou com a sensação de que o que estava acontecendo com este homem era uma tragédia. Não foi assombroso para eles, e foi até mesmo visto como algo bonito. Mas acho que, mesmo que eu seja capaz de ler sobre isso na Bíblia, não posso realmente compreender. O que essas pessoas demonstraram aqui está além da minha compreensão. Eu posso aprender com isso, mas eles são os únicos que podem dizer: "Se você está na prisão por Jesus bem, você tem um belo problema".

Artigo escrito por um colaborador da Portas Abertas.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoAnne Karen Oliveira

Comentários