Um mês após invasão à igreja, doze cristãos ainda estão presos

O pastor protestante Xu Yonghai e onze membros de sua igreja permanecem detidos um mês após a Igreja Holy Love Fellowship ter sido invadida, em 24 de janeiro de 2013
Man praying.jpg
De acordo com relatos vindos de organizações locais, incluindo a China Change, cerca de 19 cristãos haviam se juntado para estudar a Bíblia na casa de um dos membros em Tongzhou (Pequim), em 24 de janeiro, quando a polícia chegou e deteve 15 membros do grupo na delegacia de polícia local.

Quatro deles, incluindo o pastor Xu Yonghai, foram liberados posteriormente. No entanto, Xu foi preso novamente em 26 de janeiro. Ele e onze membros da igreja encontram-se detidos no Primeiro Centro de Detenção Municipal de Pequim. De acordo com a declaração da polícia em 26 de janeiro, eles estão presos por sua notória participação em manifestações e ajuntamento ilegal.
Dias antes deste incidente, um oficial do Departamento de Assuntos Civis do Distrito veio à outra reunião de estudo bíblico e acusou o grupo de ajuntamento ilegal por não ter registro formal, de acordo com o artigo 12 do Regulamento de Assuntos Religiosos, que estipula que atividades coletivas religiosas devem ser registradas e presididas por equipe religiosa ou outras pessoas qualificadas.
Alguns relatos sugerem que no período do incidente, membros da igreja tentavam visitar um cristão já detido. Também foi mencionado que talvez haja uma conexão entre a invasão e a situação do pastor Xu. Ele tem estado sob vigilância por vários anos, e tem mantido conexão com atividades pró-democracia, bem como apoiado grupos cristãos não registrados.

Anteriormente, ele foi sentenciado a dois anos de reeducação através de trabalhos após assinar uma declaração clamando por democracia, durante o 6º Aniversário do Massacre da Praça da Paz Celestial. Em 2003, ele foi aprisionado por dois anos por auxiliar uma igreja em Anshan. O advogado Liang Xiaojun e outros advogados favoráveis aos direitos humanos estão planejando representar os membros detidos da Igreja Holy Love Fellowship.
FonteCSW
TraduçãoWalkíria de Moraes - ANAJURE

Comentários