A cura de mulheres que vivem sob trauma – Parte 2

“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21.4
noticia_mulheres1.jpg
Alguns meses atrás, 100 mulheres líderes cristãs foram convidadas a partir de diferentes cidades, vilas e aldeias do norte do Egito para se reunirem em um seminário de três dias, onde elas puderam passar um tempo juntas para serem atualizadas, fortalecidas e preparadas de forma a voltar para casa e iniciar grupos ministeriais, alcançando outras mulheres cristãs.

Por causa das tensas condições de segurança no sul do Egito, com ataques contra cristãos e suas igrejas, apenas 60 mulheres foram capazes de assistir ao seminário.

Estas mulheres fizeram seu caminho para o local da conferência apesar da suspensão do sistema ferroviário da região por mais de dois meses.

Durante o seminário, as líderes se alternaram entre cinco diferentes workshops:
• Sobre apologética: aprendendo a defender a fé cristã e responder àqueles que têm questões genuínas.
• Treinamento vocacional - cabeleireiro: uma ferramenta muito boa para ajudar as mulheres a gerar renda para suas famílias.
• Grupos de oração: como liderar um grupo de oração em uma vila e mantê-lo funcionando.
• Suporte a abusos: ajudando mulheres que foram abusadas por estranhos ou membros da própria família a receber cura sobre as feridas do passado.
• Sobre perseguição: ajudando as mulheres a enfrentar a perseguição confiando no Senhor e vivendo uma vida de alegria, baseada em suas promessas.

Em adição a esses workshops, que estimulam discussões construtivas entre as mulheres, as participantes ouvem orações encorajadoras a cada tarde e recebem muitos conselhos pessoais em sessões intercaladas entre os programas de atividades.

De acordo com o Dr. Amaal*, o líder do ministério de mulheres “Mary & Elizabeth”, esses seminários têm impactado milhares de cristãs egípcias pelos últimos seis anos.

Uma participante do seminário se aproximou do Dr. Amaal dizendo: “Eu sinto que meu ministério tem impactado as mulheres que eu acompanho, tem tocado suas vidas e as ajudado a mudarem. Eu estou encorajada a vê-las avançando firmes.”

Outra participante alegremente compartilhou: “Desde que eu me juntei ao ministério, eu tenho orado pelo meu marido todos os dias para que ele possa vir a Cristo. O Senhor respondeu minhas orações e ele veio ao Senhor alguns meses atrás! Eu nunca pensei que um dia eu tivesse a habilidade de ajudar alguém a mudar, especialmente meu marido!”

Algumas mulheres vindas da África do Sul passaram algum tempo com as cristãs na conferência e relataram suas impressões. Uma observou:
“Essas senhoras são apaixonadas por Jesus e seu amor por ele é a base para sua voluntariedade em espalhar o perfume de Cristo até entre os bairros muçulmanos (tenha em mente que a maioria delas experimentou o medo e diversos traumas durante os ataques recentes no norte do Egito). Sua boa vontade em perdoar foi uma atitude muito inspiradora. Este é o único caminho para prevenir que a raiz de amargura cresça.”

“Essas mulheres não desistiram. Deus está preparando a Igreja egípcia mesmo em meio a esses abalos. Ele está continuamente incentivando os cristãos para que continuem caminhando, continuem a corrida. Ele está liberando uma graça especial sobre elas, para que espalhem seu amor e sejam relevantes em um momento como esse.”

“Apesar de toda a turbulência que tem acontecido no Egito nos últimos meses, nossos irmãos e irmãs ainda estão espalhando o aroma de Cristo pelo país. E isso nos enche de esperança pelo futuro do Egito. O que realmente se destacou é o fato de que as irmãs que conhecemos ficaram cheias de alegria mesmo em meio à severa e real discriminação, bem como a perseguição no norte do Egito.”

Para esse mês (março de 2014), uma grande conferência de mulheres líderes está sendo planejada pelo ministério “Mary & Elizabeth” no norte do Egito. Cerca de 300 a 400 mulheres-chave, de todo o país, se reunirão para passar três dias juntas em um evento programado para ser de grande inspiração e encorajamento para todos que participarão. O evento irá se focar no papel vital das mulheres que participam dos ministérios da igreja durante um tempo especial de colheita que a igreja egípcia nunca presenciou antes.

*Nome alterado para a segurança do cristão.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoJussara Teixeira

Comentários