Cristãos aprendem a responder à perseguição à luz da Bíblia

Tini*, formada em uma faculdade bíblica, conhece muito bem o que é perseguição. Por cinco anos, na escola primária, ela foi forçada a participar de aulas de religião islâmica e aprendeu a escrever em árabe. A escola também a obrigou a usar um véu durante atividades de escoteiras, e ela enfrentou pressão dos colegas para jejuar junto a seus amigos muçulmanos durante o mês de Ramadã
SSTS.jpg
Tini muitas vezes sentiu-se envergonhada, intimidada e frustrada por causa destas coisas. Em sua adolescência, ela testemunhou igrejas em sua cidade natal sendo incendiadas por muçulmanos extremistas. Por medo, as igrejas não realizavam atividades por um mês. Confusa pela falta de resposta por parte da igreja, Tini começou a se questionar.
"O incidente me fez pensar: isto é tudo o que os cristãos podem fazer quando perseguidos? Permanecem parados e não fazem nada? Qual deve ser a resposta certa para a perseguição? Procurei a resposta por anos, mas não encontrei nenhuma – até eu frequentar o seminário Permanecendo Firme Através da Tempestade [da Portas Abertas]", disse Tini com um sorriso.
Em 2013, a Portas Abertas levou o seminário para duas faculdades bíblicas na Indonésia. O treinamento alcançou 95 alunos, professores, e membros do corpo docente. O programa visa equipar alunos de faculdades bíblicas que, após a formatura, serão enviados para cantos remotos do país para servir em igrejas locais, pregar o evangelho e estabelecer novas congregações. Alguns são preparados para o ensino religioso, como é o caso de Tini, para ensinar em escolas cristãs ou públicas.
A maioria dos que se formam em escolas bíblicas será enviada para áreas rurais, onde as igrejas têm baixa capacidade e pouca atenção é oferecida a crianças e jovens. Esta falta de atenção é uma das razões pelas quais os jovens cristãos na Indonésia muitas vezes desanimam em sua fé. Muitos também desanimam por razões como namoro, dinheiro e a pressão de seus colegas ou familiares, ainda que esta pressão seja mínima.
O treinamento mudou o modo como Tini e outros jovens cristãos respondem à perseguição. "Os muçulmanos muitas vezes dizem que os cristãos morrerão na cruz, como Cristo morreu", ela explica. "Eu costumava ficar chateada com esse comentário, principalmente quando é direcionado a uma criança, que se assusta facilmente. Mas agora, tomo como uma oportunidade para compartilhar o evangelho. Na verdade, aguardo ansiosamente por uma oportunidade!"
O seminário finalmente respondeu o questionamento de Tini: "Entendo agora que, ao invés de não fazer nada, os cristãos podem combater a perseguição com oração e reivindicando nossos direitos constitucionais como cidadãos deste país", ela disse. "Mal posso esperar para retornar à minha cidade natal e motivar as igrejas com o que aprendi através do treinamento!"

O treinamento da Portas AbertasPermanecendo Firme Através da Tempestade é um ensino sistemático sobre os princípios da perseguição para que pastores, obreiros e cristãos leigos adquiram uma percepção bíblica de seus propósitos e como responder a isso. Na Indonésia, o seminário foi inaugurado em meados de 1990, e tornou-se um programa carro-chefe da Portas Abertas desde 1998. Ao longo dos anos, ele foi adaptado com base em sua ampla gama de participantes: pastores, alunos de faculdades bíblicas, futuros instrutores do próprio treinamento, jovens e membros da Organização Cristãos Ex-Muçulmanos. Em 2013, os diferentes modelos do seminário atenderam 316 cristãos em três regiões críticas da Indonésia.
*Nome alterado por razões de segurança.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoSuzana Barreto

Comentários