Cristãos egípcios sofrem perseguição na Líbia

No início do mês, na Líbia, um jovem cristão egípcio foi baleado na cabeça. Há dez dias, ele não resistiu aos ferimentos e morreu. Salama Fawzy Tobia, de 23 anos, foi emboscado por um homem armado em 2 de março, enquanto carregava frutas e legumes para vender em Benghazi
Libya.jpg
Salama Tobia sofreu sérios danos cerebrais, por isso, sua família o transferiu de volta para o Egito, onde ele pudesse passar seus últimos dias rodeado por entes queridos. O jovem, que viveu na Líbia durante dois anos, morreu na madrugada de 15 de março.
Seu tio Tawfik o descreveu como uma "pessoa pacífica", que "veio ao mundo e deixou o mundo sem ferir ninguém". Para o assassino de seu sobrinho, afirmou: "Eu digo para a pessoa que o matou que nós ainda amamos você e oramos para que a paz de Deus toque o seu coração."

Tawfik disse que a morte de Salama trouxe a família para mais perto de Deus: "Nos fez orar a Deus e confessar todos os nossos pecados. Às vezes, quando estamos longe de Deus, Deus é paciente e espera por nós. Mas, às vezes Ele nos prova. "

Ninguém assumiu a responsabilidade pelo assassinato de Salama, mas o grupo extremista islâmico Ansar al-Sharia é suspeito. Grupos militantes islâmicos tomaram vantagem após a queda do coronel Gaddafi, em outubro de 2011, e são particularmente fortes em Benghazi.

Salama foi morto apenas uma semana depois que supostos militantes islâmicos prenderam e mataram outros sete cristãos egípcios que viviam na Líbia.

De acordo com Connor (pseudônimo), um membro da equipe da Portas Abertas na região, este é o mais recente em uma série de ataques na cidade que parecem ser "deliberadamente contra cristãos egípcios". "O que ouvimos é que os cristãos foram especificamente alvos ​​desses autores desconhecidos. Os sete cristãos egípcios mortos foram retirados de seus apartamentos, onde homens armados procuravam por cristãos".

O colaborador da Portas Abertas afirma que a situação na Líbia parece deteriorar-se em direção a um "Estado falido". Segundo ele, "o governo realmente não controla a nação. Os grupos armados no país fazem o que querem." Como consequência disto, sequestros, assaltos e assassinatos são parte da vida diária dos líbios e estrangeiros no país. Muitos cristãos egípcios foram para a Líbia em busca de trabalho, mas eles agora fogem da perseguição e possível morte no que parece ser uma campanha para expulsá-los do país.

"Os cristãos na Líbia precisam de nossas orações. Ore para que o Senhor lhes dê sabedoria sobre o que fazer nesta situação e para que Ele conforte os parentes e amigos dos cristãos que foram mortos ou feridos", conclui Connor.
FontePortas Abertas Internacional e Barnabas Aid
TraduçãoAna Luíza Vastag

Comentários