Cristãos eritreus: “Nós não estamos sozinhos”

Ao longo dos últimos anos, a pressão sobre os cristãos eritreus, particularmente aos pertencentes às igrejas protestantes não tradicionais independentes, tem aumentado. O modelo de perseguição chamado ‘paranoia ditatorial’ tem afetado os cristãos
Jovem eritreu_230314.jpg
Depois de lutar uma guerra de três décadas pela independência contra a Etiópia, o orgulho na vitória dos menos favorecidos sobre seus colonizadores é moldar a psiquê do povo eritreu que venera os heróis de guerra e mártires lembrando-se do quanto custou sua liberdade.
"Tem-se a sensação de que há ‘adoração mártir’. Em todo o país existem cemitérios de guerra que datam da Segunda Guerra Mundial até a luta pela Independência. Mas são os mártires da luta pela independência, que são mais honrados. Provavelmente porque os eritreus lutaram com o coração mais do que com as suas armas", explica um colaborador da Portas Abertas.
Mas, enquanto a disputa de fronteira com a Etiópia continua, a guerra para a Eritreia não acabou e o país permanece pronto para a batalha. As pessoas comuns estão pagando a conta no serviço militar obrigatório prolongado, tributação pesada e vivendo em um estado de vigilância, sem tolerância de resistência.
Esta celebração prolongada de duas vitórias consecutivas com guerra contínua promove uma sociedade cegamente patriótica onde o Corpo de Cristo enfrenta extrema dificuldade. Os que honram a Cristo acima do Estado fazem isso com uma compreensão clara do risco. Aos olhos da sociedade em geral, os seguidores de Cristo são dissidentes.
"Nosso país está quase livre de crime", uma vez um eritreu disse a um visitante. Questionado se há prisões no país, então, ele respondeu: "Ó sim, nós a temos. Elas são para os poucos criminosos".
Infelizmente, o homem estava enganado. A Eritreia tem muitas prisões improvisadas e reservadas para aqueles que resistem ao Estado, entre os quais contam com cristãos. A sociedade foi tão envenenada contra nossos irmãos, que acusações de colaboração com inimigos ocidentais para a queda de seu amado país vão na maior parte sem contestação.
Discípulos de Cristo que persistem em encarar a prisão em qualquer um dos centros de detenção nas regiões fronteiriças. Uma vez presos, eles recebem o tratamento não apto para até mesmo o pior dos criminosos - encarceramento em contêineres ou calabouços subterrâneos, fome e desidratações, a doença não tratada, trabalho forçado, tortura e morte.
A realidade do que se vê nas ruas da Eritreia é difícil de entender. Na verdade, olhando para Asmara em um domingo, os desinformados zombariam da ideia de qualquer tipo de perseguição religiosa.
"Os sinos da igreja tocam no domingo e há um forte sentimento de que há liberdade de culto. Você pode visitar uma igreja ortodoxa, evangélica ou católica."
Mas raspe um pouco do verniz, e você vai descobrir a profunda tensão subjacente que os cristãos estão experimentando. Mesmo as chamadas igrejas reconhecidas não estão livres de vigilância e controle. No momento, o governo tem assumido o controle da Igreja Ortodoxa ao depor o Patriarca e colocando-o em prisão domiciliar. O governo também está tirando proveito dos dízimos. Outras restrições a essas igrejas incluem restrições de viagem e limitações sobre o que pode ser publicado. Qualquer sinal de resistência foi recebido com repressão feroz e alguns sacerdotes acabaram na prisão.
Houve vários casos em que os membros dos chamados grupos compatíveis foram presos por sua contínua assistência pastoral aos cristãos.
E as circunstâncias não melhoraram para a nossa família em Cristo. "A pressão sobre os cristãos tem aumentado. Há um fluxo constante de prisão e libertação que tem colocado os cristãos sob grande estresse psicológico", explicou o trabalhador.
Nestas circunstâncias, seria justo esperar por um corpo fraco e tímido de cristãos perseguidos. No entanto, apesar do clima de sigilo, limitada oportunidade de comunhão, pobreza, isolamento e a constante mudança de liderança devido às prisões, a Igreja na Eritreia não perdeu a esperança.
"Os cristãos são corajosos e confiantes no Senhor. Eles têm esperança e não estão atolados com a preocupação sobre as suas circunstâncias ou seu futuro. Em meio aos perigos reais eles continuam a procurar maneiras inovadoras para compartilhar o Evangelho, pastorar o rebanho e equipar outros cristãos para o ministério."
E eles estão profundamente gratos pelos anos de apoio da Portas Abertas.
"Estamos muito gratos pelas orações e apoio dos cristãos de todo o mundo... Estamos muito gratos e encorajados pelo apoio que vocês nos dão."
"Nós vemos a fidelidade de Deus diariamente e Ele é o único que está no controle. Somos realmente muito encorajados através dessa verdade."
"Deus está no controle de todas as coisas e não estamos preocupados."
"Nós sentimos o amor e cuidado de vocês. Ninguém permaneceu conosco como vocês continuam a fazer. Realmente agradecemos a Deus por colocar esta carga sobre os vossos corações que vocês se importam conosco."
"Suas orações têm nos sustentado. Sabemos que Deus vai responder a todas as orações que vocês fizerem."
"Embora nós estejamos sofrendo e na prisão, não sendo livres para louvar o nosso Deus como gostaríamos, somos fortes por sua graça e nos levantaremos por ele. Nós não estamos sozinhos. Nós amamos aqueles que nos apoiam tanto, não os temos visto, mas nós os amamos."
Nosso suporte limitado passou por um longo caminho. Mas, enquanto não há muito espaço para se movimentar, há uma coisa que podemos fazer sem limites. Nós podemos regá-los em quantidades ilimitadas de oração. É o mínimo e o melhor que podemos fazer.
A Portas Abertas tem sido ativa na Eritreia desde o início da década de 2000. Nosso apoio tem sido focado em apoiar o discipulado através do rádio e da ajuda humanitária aos afetados pela perseguição.
Pedidos de oração
Clame ao Senhor para que sustente os cristãos eritreus a fim de que permaneçam firmes na fé mesmo em meio a circunstâncias tão adversas.
Ore para que os perseguidores conheçam a Jesus e tenham seu modo de pensar transformado.
Peça a Deus para que abençoe a vinda de Helen Berhane ao Brasil e que seu testemunho possa mais uma vez impactar a Igreja brasileira.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoTamires Marques

Comentários