Fortalecendo os cristãos egípcios durante um ano tumultuado

"Sem dúvida, 2013 foi um dos anos mais dolorosos que a Igreja egípcia já testemunhou", admitiu um líder cristão de uma das igrejas parceiras da Portas Abertas."Mas, em meus vinte anos de ministério, nunca vi tantos frutos como vimos durante os últimos três meses do ano"
Egito_160314.jpg
A violência que tomou conta do Egito no último ano refletiu em uma intensa onda de ataques contra os cristãos, suas casas, lojas e igrejas. Isto tudo por conta do afastamento do ex-presidente Mohammed Morsi do poder, em julho de 2013.
A Igreja egípcia foi acusada pelos defensores da Irmandade Mulçumana e outros grupos radicais islamistas de apoiar a saída de Morsi. Cristãos locais pagaram um alto preço por isso. Dezenas de milhares de cristãos foram alvos – houve, inclusive, diversos casos de sequestro. A proteção do governo foi mínima, ou praticamente inexistente, e era perigoso viajar, porque muitos serviços dos trens foram interrompidos. Homens e mulheres de equipes ministeriais foram imobilizados por semanas.
A equipe ministerial de uma igreja estava sob ameaça direta e não podia deixar sua cidade por um período de cinquenta dias. O líder dessa equipe explicou que a adversidade provou ser um momento decisivo para eles. Sem poder sair para o campo e gerenciar seus programas de ministério, eles decidiram passar esse tempo jejuando e orando.
Permaneceram sete semanas dessa forma, intercedendo perante o Senhor e clamando pela paz no Egito. "Depois disso, em tudo o que fizemos como equipe, vimos a resposta do Senhor", explicou o líder. Em grupos de estudo bíblico e eventos de jovens, no ministério das mulheres, na alfabetização, no conforto espiritual e aconselhamento pós-trauma, ou na assistência econômica desesperadamente necessária, ele disse, "as mãos de Deus estavam agindo nas vidas das pessoas, dando-lhes sua maravilhosa graça em meio à dor. Este é um tempo real de colheita!".
Um líder de equipe conseguiu organizar uma conferência para outros 100 líderes voluntários de sua cidade e de povoados vizinhos. A conferência visava encorajar os cristãos egípcios a confiar em Deus em meio às tensões. Muitos dos participantes renovaram seu compromisso com o Senhor, em lágrimas.
Além disso, as equipes ministeriais da igreja viajaram para ministrar em diversas comunidades cristãs. "Deus deu coragem à nossa equipe para superar o medo, para continuar a viajar aos povoados e oferecer ajuda aos cristãos necessitados e assegurar-lhes que eles não estão sozinhos", comentou uma líder de tempo integral. "No momento em que vi a alegria nos olhos de uma viúva que tinha recebido apoio para iniciar um pequeno projeto de renda, e ao ver jovens órfãos desfrutando de nosso amor e cuidado em um de nossos dias de atividades especiais, percebi o quanto Deus estava usando-nos para fazer a diferença na vida daqueles cristãos".
Ela continuou: "Fizemos diferença na vida dos jovens a quem oferecemos cursos de estudos bíblicos e das famílias que ajudamos a reiniciar seus negócios, após terem sido destruídos; percebemos a motivação da equipe para continuar e nos ajudar a ver além dos desafios e problemas de segurança que enfrentamos", disse. "Em meio à crise, nós nos reunimos com as pessoas que servimos!".
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoSuzana Barreto

Comentários