Haidar: o muçulmano que se entregou a Cristo

Haidar tem 45 anos e é um dos formandos do treinamento de medicina rural da Portas Abertas em Dhaka, Bangladesh. Ele conta como o programa contribuiu para o aumento da qualidade de vida de sua família e comenta como Deus usa os seus conhecimentos recém-adquiridos para ministrar em seu pequeno vilarejo 
Haidar.jpg
Recebendo a Cristo
"Eu nasci em uma família muçulmana", afirma Haidar. "Nós vivemos em Tangail, na região central de Bangladesh."

Haidar é seguidor de Jesus Cristo desde 1997. Ele ouviu sobre Jesus pela primeira vez em uma livraria cristã, onde se tornou amigo do proprietário, que também vem de origem muçulmana. 

"Um ano após o primeiro encontro, o amigo ex-muçulmano foi até a minha casa e compartilhou o texto escrito em João 14.6, dizendo que ‘Jesus é o caminho, a verdade e a vida’”, relembra Haidar. "Eu estava condenado ao pecado quando recebi Jesus em meu coração".

"A livraria realizava uma vez ao mês uma reunião de comunhão, na qual aprendíamos sobre a Bíblia, e em seguida era servido um lanche para todos", afirmou Haidar. "Quando eu era um dos novos frequentadores, eu não entendia os ensinamentos. Eu ia apenas pela comida. Mas, após frequentar alguns meses, eu passei a ter interesse não só pela comida, mas também pelas aulas bíblicas. Em abril de 1997, fui batizado".

Uma década depois, Haidar conheceu outro ex-muçulmano, que conseguiu uma vaga no treinamento de professores para ele. Entre 2008 e 2010 ele trabalhou como professor em uma organização cristã.

"Eu perdi meu emprego porque a organização não tinha mais recursos e o meu projeto foi descontinuado", comenta. "Eu pedi ajuda e um amigo meu (pastor) falou sobre o Programa de Treinamento em medicina rural da Portas Abertas. Eu me inscrevi em 2011 pensando que, se eu conseguisse terminar o curso de 6 meses, eu não teria apenas um emprego, mas uma oportunidade de servir às pessoas".

Bênçãos de Haidar
"Após o treinamento, a Portas Abertas me deu 10.000 takas (o equivalente a 299,60 reais) para abrir uma farmácia."

"No fim de 2011, eu abri a minha farmácia e tive o privilégio de servir as pessoas de minha comunidade. As bênçãos abundantes de Deus estão sempre comigo. Eu comecei com 10.000 takas e agora meu capital é de mais de 30.000 takas", afirma Haidar.

"Antes, eu era incapaz de prover alimento suficiente para a minha família, mas agora eu posso – com a ajuda de Deus – enviar meus filhos para a escola. Eu posso até pagar por aulas particulares".  

"Antes, eu tinha apenas um teto, um quarto para viver", ele acrescenta. "Agora, o Senhor me permitiu construir dois quartos para a minha família. Meu líder ministerial me ajudou a criar uma placa para minha farmácia. Quando penduramos a placa, mais clientes vieram."

"Eu encontrei minha autoestima sendo um médico rural", afirma Haidar. "Às vezes, pacientes não são curados quando eu lhes dou medicamento. Então eu lhes falo sobre o Senhor Jesus e como ele pode curar. Hoje em dia, se qualquer coisa acontece na minha comunidade – mesmo que não seja relacionada com a sua saúde – as pessoas vem até mim para aconselhamento". 

Sendo abençoado para abençoar outras pessoasAo mesmo tempo em que Haidar administra sua farmácia e monitora a saúde de sua comunidade, ele serve em diferentes igrejas. 

"Eu visito diversas igrejas regularmente, servindo ao povo espiritual e fisicamente", continua. "Eu não cobro taxa pelos meus serviços. Eles pagam apenas pelos medicamentos. Em função da minha profissão, eu ganhei o respeito da minha comunidade. Agora me chamam de doutor", reporta Haidar.

Todos os anos, o Senhor usa Haidar para ganhar pessoas para Cristo. "Eu presto serviço de graça para os pobres. Ganhei uma boa reputação por conceder check-ups de graça. Sempre que eu encontro pacientes em estado crítico, cristãos ou não, eu oro com eles em primeiro lugar. Depois eu os indico um médico profissional".

"Meu trabalho me permite ir aos lugares e me relacionar com as pessoas. Eu sou grato ao Senhor e à Portas Abertas que me deu a oportunidade de participar do treinamento de medicina rural", compartilha Haidar. "Por favor, ore para que eu continue falando de Jesus através da minha profissão, para que muitas pessoas possam conhecê-lo e recebê-lo. Ore para que o Senhor me ajude a construir uma igreja em minha comunidade".

Pedidos de oração
• Louve ao Senhor pelo treinamento da Portas Abertas de formação de médicos rurais. Ore para que mais cristãos sejam abençoados através deste programa.
• Ore pelo ministério de Haidar, para que mais pessoas sejam alcançadas através do seu serviço. 
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoCecília Padilha

Comentários