Multiplicando discípulos no norte da África

Durante o seu tempo, foi Agostinho, da Igreja primitiva, quem ensinou cristãos do norte da África a viver uma vida cristã. Ele nunca teria imaginado que a igreja da região, no futuro, passaria por uma experiência de declínio e quase de extinção. Hoje, dezesseis séculos depois, a igreja local vive uma experiência de crescimento
Pastores e líderes africanos_250314.jpg
Desde 2008, a Portas Abertas tem provido treinamento e discipulado para líderes cristãos do norte da África. O treinamento é realizado em um ambiente seguro e consiste em estudos bíblicos intensos. O curso abrange temas como "Vivendo como discípulos de Cristo" e foca em fornecer aos participantes um conhecimento amplo da Bíblia e em como colocar seus ensinamentos em prática. 
Os estudantes também aprendem sobre comunidade cristã ao participarem de cultos nos lares. O objetivo é multiplicar discípulos através do treinamento de líderes cristãos, equipando-os a treinarem outras pessoas.
Às vezes o Senhor permite resultados surpreendentes e que excedem todas as expectativas. Por exemplo, no fim de 2013, o Pastor Jouhanna*, um participante do treinamento, compartilhou a história de como o estudo da Bíblia promoveu espaço para que o Espírito Santo atuasse em sua vida.
"Depois dos primeiros dias, estava claro que o treinamento estava indo bem. Então, em uma determinada noite, algo que eu nunca tinha vivenciado antes aconteceu", compartilhou ele. "Tudo começou com Mazhar*, que visitou uma cafeteria após o treinamento. Enquanto estava lá, ele falou com um amigo muçulmano que começou a questioná-lo acerca do seu comportamento".
Ser questionado dessa forma levou Mazhar a pensar. Logo depois, ele compartilhou sua experiência com seus amigos que também estavam no treinamento. Doze jovens homens, entre 20 e 25 anos, pararam para ouvir a história de Mazhar. Suas palavras os tocaram. Eles confessaram uns aos outros, arrependendo-se das coisas que eles permitiram que manchassem seus testemunhos. Juntos, todos eles reafirmaram o seu compromisso com Deus e, mais uma vez, entregaram suas vidas ao Senhor, comprometidos a viverem por fé e a dividirem sua fé com as pessoas ao seu redor.
"No dia seguinte, eles compartilharam comigo o que havia acontecido. Eu estava muito feliz", relembra Jouhanna. "Eu pedi a eles para compartilhar com o grupo. Eles assim fizeram e todos estavam encorajados. O que aconteceu com os dois foi, de fato, um momento de ação do Espírito Santo", diz o pastor com os olhos cheios de alegria. O Pr. Jouhanna agora planeja ter reuniões mensais de acompanhamento com o grupo.
Karim*, um dos envolvidos no treinamento, compartilhou que ganha encorajamento com os sucessos desse ministério. "Quando eu vejo irmãos colhendo frutos desse treinamento, fico ainda mais encorajado a continuar", afirma. "Eu treino diáconos de diversas igrejas com os materiais que recebo da Portas Abertas, e eles treinam suas congregações".
Karim trabalha quase todos os dias com esse programa. Ele lidera um grupo de 30 diáconos. "É o impacto nas vidas dos meus irmãos que me dá paixão para continuar seguindo em frente", diz. "Muitos se tornaram multiplicadores desse conhecimento, e com isso o programa está crescendo. É um bom material de estudo, especialmente para ex-muçulmanos. No nosso país temos escolas bíblicas, que começarão a usar o material", afirma.
No país de Karim, o número de membros da igreja tem crescido: nove novas igrejas foram plantadas recentemente. Ele continua: "Meu desejo é ver a igreja madura, seguindo Jesus. Isso atrairá outras pessoas a virem. Se a Igreja continuar nesse modo, nossa nação por certo se transformará".
Em 2013, a Portas Abertas teve a oportunidade de treinar 296 cristãos norte-africanos. Esses cristãos estão envolvidos em mais de quarenta grupos de estudos na região. Além de proporcionar um colaborador que ministra as aulas, a Portas Abertas também dá suporte financeiro para a transmissão do treinamento via rádio.
* Nomes alterados para a segurança dos cristãos.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoCecília Padilha

Comentários