Polícia invade classe de discipulado no Laos

Imagine que, por sua fé em Jesus, você enfrenta ameaças diárias de prisão e expulsão de sua comunidade. Estas são as pressões que os cristãos em três províncias no norte do Laos estão enfrentando nos últimos três meses. 21º país onde os cristãos são mais perseguidos, no Laos, os cristãos vivem sob vigilância e as atividades da Igreja são limitadas
Laos.jpg
Tiago 1.3,4 diz: "... pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma." Este é um versículo que fala sobre a vida dos cristãos no Laos.
Em dezembro de 2013, policiais em uma aldeia não revelada (na província de Luang Prabang) convocaram o pastor Toang*, depois de terem recebido relatos de que ele estava realizando encontros de cunho "político". Mas o pastor estava conduzindo uma classe de discipulado com os fiéis de sua congregação.

Seus documentos residenciais foram revogados, e Toang foi forçado a voltar para sua antiga aldeia. "Ele está sob investigação", disse uma fonte local cujo nome não pode ser revelado por razões de segurança. "Estamos aguardando o que vai acontecer a seguir."
Duas igrejas em outra aldeia de Luang Prabang também foram colocadas sob investigação. "Quando os moradores começaram a acreditar em Jesus Cristo", a mesma fonte disse, "as autoridades começaram a pressioná-los a regressar às suas velhas práticas (animistas)."
As autoridades locais deram um ultimato aos cristãos para negarem sua fé, caso contrário, seriam expulsos da aldeia. Pelo menos seis famílias, cerca de 30 cristãos, poderiam perder suas casas se os oficiais da vila cumprissem sua palavra.
Em Bokeo, outra província no norte do Laos, Bane*, um cristão local, recentemente foi colocado sob prisão domiciliar após parentes relatarem sua conversão religiosa aos oficiais. Bane havia sido convidado às casas vizinhas para orar pelos enfermos. Muitos deles foram curados e cerca de seis famílias creram em Jesus Cristo como resultado. Na prisão, os guardas forçaram Bane a pagar sua comida como forma de pressioná-lo a se retratar de sua fé. Ele se recusou.
"É uma regra nas prisões do Laos os presos pagarem por sua alimentação durante o seu período lá", disse a fonte da Portas Abertas. "Mas Bane insistiu que ele não tinha feito nada de errado, então ele não iria pagar por sua comida. A polícia também o avisou sobre ir às casas e orar pelos enfermos".
Bane foi firme. Ele defendeu seu ato "cristão", dizendo que não era diferente do que os xamãs da vila estavam fazendo. Incapazes de fazê-lo negar a sua fé, a polícia o soltou após 10 dias de encarceramento.
"O pastor está agora à procura de um lugar onde possa ficar", disse o contato local. Há dois anos, os policiais da área confiscaram as carteiras de identidade dos cristãos e não devolveram desde então.
A Portas Abertas fortalece a Igreja no Laos de forma tangível através de programas de discipulado e ajuda prática. Ore pelo Laos e pelos cristãos que lá vivem.
*Os nomes foram alterados e alguns detalhes retidos pela segurança dos cristãos mencionados.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoAnne Karen Oliveira

Comentários