Seminário da Portas Abertas promove a reconciliação na Indonésia

O radicalismo islâmico está em forte ascensão na Indonésia, principalmente nas áreas rurais. Em 17 províncias – cerca de metade da extensão geográfica do país – os cristãos enfrentam restrições e oposições por parte das autoridades locais e fundamentalistas. Isso tem criado um clima de hostilidade entre muçulmanos e cristãos
indonesia_190314.jpg
Os seminários de conscientização sobre o islamismo, apoiados pela Portas Abertas, visam modificar as relações entre cristãos e muçulmanos. Em 2013, o treinamento alcançou 157 líderes de igreja, obreiros e fiéis em duas províncias temporárias da Indonésia. Os objetivos principais deste treinamento foram explicar as diferenças entre ensinos islâmicos e bíblicos, estimular uma maior interação entre cristãos e muçulmanos e incentivar o evangelismo para que, apesar da perseguição, os cristãos permaneçam fiéis ao seu chamado.
Aceitação da comunidade
O conhecimento adquirido sobre o Islã aumenta a confiança dos participantes para interagir com os muçulmanos. "Depois do seminário, tenho estado mais em contato com muçulmanos", compartilhou um dos participantes. "Agora que eu compreendo melhor os ensinamentos dos mulçumanos, posso começar uma conversa sobre um tema com o qual eles estejam familiarizados." Outro participante afirmou: "Sinto-me mais seguro e à vontade ao falar com eles. Eu não estava tão confiante antes do treinamento porque não entendia o mundo deles."
À medida que as interações aumentam, os cristãos ficam mais propensos a ganhar aceitação de muçulmanos em suas comunidades. Um dos participantes conta a sua experiência: "Temos estado mais ativos em reuniões comunitárias com os muçulmanos. Dessa forma, não somos vistos como arrogantes ou exclusivistas."
A aceitação da comunidade tem ajudado alguns cristãos a alcançar posições estratégicas e reverenciadas que são cruciais para a construção da paz.
Paixão por missões
Para muitos participantes, o que era visto como uma ameaça tornou-se uma oportunidade de se alcançar vidas. Enquanto mudam os paradigmas, o espírito se reacende para a pregação do evangelho.
Yacob*, um muçulmano transformado em evangelista, compartilha um exemplo disso: "Na minha igreja, o evangelismo aos muçulmanos não era incentivado. Isto me inquietava pois, no fundo, queria alcançá-los. Então veio o seminário; ele incendiou o meu espírito evangelístico".
Yacob voltou para a comunidade muçulmana e pregou o evangelho. "Eu não imaginava que Deus pudesse me usar para alcançar os muçulmanos", disse. "Isto tudo graças ao seminário."
*Nome alterado para a segurança do cristão.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoSuzana Barreto

Comentários