Uma voz de encorajamento para outros

Programa de bolsas de estudo da Portas Abertas prepara casal de ex-muçulmanos para o ministério. Em Bangladesh, embora o governo tenha apoiado publicamente a liberdade de religião, os ataques a minorias religiosas e étnicas continuam a ser um problema
Casal_Bangladesh.jpg
O casal Biplob e Merry trabalha em um ministério de mídia cristã em Bangladesh. Eles participam de um programa de rádio que responde a perguntas sobre o cristianismo. Os ouvintes são tanto cristãos quanto não cristãos. Biplob e Merry devem muito de seu conhecimento bíblico ao Seminário Teológico Presbiteriano Graça (STPG, sigla em inglês), onde estudaram por um ano, apoiados pela Portas Abertas.

“Sou cristão desde 2007, batizei-me em 2009, mas nunca tive a oportunidade de crescer espiritualmente”, diz Biplob, de 39 anos, que vive na capital Daca. “Agradeço a Deus por ele ter permitido que eu estudasse no SPTG, onde ganhei não apenas conhecimento bíblico, mas também maturidade na fé. Meu desejo de servir ao Senhor tornou-se mais forte”.

O SPTG se concentra em treinar e equipar cristãos ex-muçulmanos como Biplob e Merry. A Portas Abertas tem concedido bolsas de estudo a seus estudantes desde 2011 e, até agora, 31 ex-muçulmanos receberam treinamento teológico.

“O tempo que passei no SPTG me mudou muito”, acrescenta a esposa de Biplob, Merry, de 27 anos. “Descobri meu valor em Isa (Jesus). Nunca pensei que pudesse trabalhar no ministério junto a meu esposo. Se não tivesse sido pelo treinamento recebido no SPTG, não teríamos confiança para realizar a obra que fazemos hoje aqui (no programa de rádio)”.

O programa de rádio de Biplob e Merry vai ao ar duas vezes ao dia. Após um curto ensino da Palavra, os ouvintes são convidados a fazer perguntas sobre o assunto, às quais o casal responde.

“As pessoas querem conhecer Jesus”, diz Merry à Portas Abertas. “As perguntas que elas fazem são as mesmas que eu fazia há um ano, quando era aluna. É por isso que sou grata pela oportunidade de ter estudado”.

“Nosso trabalho requer que tenhamos uma profunda compreensão da Palavra de Deus”, explica Biplob. “É ai aonde nosso treinamento teológico no STPG vem a calhar. Nós oramos para que o Senhor sustente a escola bíblica, para que muitos outros ex-muçulmanos tenham a mesma oportunidade de estudar a Palavra de Deus e ministrar às pessoas em Bangladesh”.

No caminho da fé
Biplob e Merry nasceram e foram criados em famílias muçulmanas no mesmo vilarejo. Os pais de Biplob são mais progressistas e mente aberta, enquanto que os de Merry são muçulmanos fundamentalistas.

“Meus pais arrumaram meu casamento com Biplob”, compartilha Merry. “Durante nosso primeiro ano de casados, observei meu esposo lendo a Kitab Al Muqaddas(Bíblia Sagrada). Sentia-me muito desconfortável a respeito disso. Quando ele me disse sobre Jesus, não acreditei nele. Brigamos sobre isso muitas vezes e meu esposo apenas orava por mim”.

Enquanto observava seu marido naqueles dias, o coração de Merry começou a amolecer. Embora ainda não fosse cristã, ela se tornou mais aberta para a fé de Biplob ao ponto de se dispor a juntar-se a ele em seus planos de estudar em um seminário. A caminho do STPG, Merry recorda de uma crise que solidificou sua fé em Cristo:

“Estávamos em um ônibus que ia para o seminário”, narra Merry. “Era uma longa jornada para o nosso filho de quatro anos e ele começou a vomitar muito. Biplob e eu ficamos tão preocupados que pensamos que teríamos de regressar para o vilarejo. Meu esposo me disse para orar em nome de Isa. Eu o fiz e, após alguns minutos, meu filho se acalmou e caiu no sono!”

“Assim, chegamos bem ao STPG”, continua ela. “Fui batizada lá. Desde então, quis saber mais sobre a Bíblia e sobre Isa. Sinto prazer na Palavra de Deus. Meu treinamento de um ano no seminário aprofundou meu relacionamento com Isa”.

Fome da Palavra de DeusUm amigo cristão encorajou Biplob a se matricular no STPG. Os  cristãos ex-muçulmanos de Bangladesh são poucos e dispersos, e há poucas perspectivas para eles receberem discipulado e treinamento na Palavra de Deus e no ministério.

“Em 2007, conheci um cristão que, assim como eu, já foi muçulmano”, diz Biplob. “Naquela época, eu ainda era devoto do Islã e tinha uma pequena loja na qual vendia peças de telefones celulares. Aquele homem sempre vinha à loja e nos tornamos amigos. Ele compartilhou comigo como conheceu e se converteu a Cristo. Desde então, eu ia com ele em seu trabalho ministerial e aprendi alguns versículos das Escrituras. João 1, em especial, chamou minha atenção e, não muito depois disso, tornei-me cristão”.

“Agora, através do ministério de rádio, estou me conectando com as pessoas que também querem saber mais sobre Isa”, continua ele. “Oro para que Deus abra as portas algum dia para que nós possamos conhecê-las. Quero ouvi-las e servi-las face a face”.

Através das orações e contribuições dos parceiros da Portas Abertas, 13 ex-muçulmanos em Bangladesh completaram com sucesso seu treinamento teológico de um ano. Em 2014, a Portas Abertas irá prover bolsas de estudo para mais 12 cristãos ex-muçulmanos estudarem no STPG.

Pedidos de oração
• Ore para que Biplob e Merry continuem fiéis a seu ministério e para que cresçam espiritualmente.
• Interceda pelo filho único de Biplob e Merry, Aslan, para que seja um excelente aluno e cresça no conhecimento bíblico.
• Peça ao Senhor para que o relacionamento de Merry com seus pais e parentes, interrompido devido à sua conversão, seja restaurado.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoGetúlio A. Cidade

Comentários