Estar lá é a essência da Portas Abertas

Nadine Willemsen, colaboradora da Portas Abertas, entrevistou Mark*, depois de sua visita à República Centro-Africana em janeiro. Entenda o que tem acontecido no país por quem foi até lá, para levar um abraço de esperança aos cristãos locais
Children_CAR.jpg

O que você fez na República Centro-Africana?
Eu fui à capital Bangui ver de que forma poderíamos apoiar a Igreja que resiste em meio à crise, no intuito de montar um plano de ajuda emergencial. Agora, estamos ajudando 150 pastores através de apoio financeiro. Dessa forma, eles puderam voltar a comprar comida no mercado. Geralmente esses pastores perdem sua fonte de renda por não poderem mais realizar cultos, visto que os membros da igreja tiveram de fugir. Estamos ajudando também com o apoio aos refugiados. As pessoas estão com medo de dormir em suas casas à noite e, muitas vezes, permanecem nas dependências da igreja.
Primeiro ouvimos que os muçulmanos estavam atacando cristãos. Agora o assunto principal é que os cristãos estão expulsando os muçulmanos. De que maneira você viu ou ouviu isso?A situação é extremamente complexa. Rebeldes Seleka são considerados islâmicos e o movimento de oposição, anti-Balaka, cristãos. Mas as coisas não são tão simples assim. Anti-Balaka é uma expressão de raiva de uma parte da população, principalmente os homens jovens, sobre a brutalidade contínua de rebeldes Seleka. O que começou como autodefesa se ​​degenerou em contra-ataques, saques e assassinatos. Os líderes da Igreja estão condenando a violência que o anti-Balaka está cometendo. Eles insistem que não é um grupo cristão. As pessoas que estão trabalhando na República Centro-Africana condenam completamente a violência.
O que mais impressionou você?A imprevisibilidade absoluta da violência. Um dia, você acha que está tudo bem, e no dia seguinte o seu cônjuge é assassinado. Atos cruéis estão sendo cometidos com base em rumores, e pessoas inocentes estão sendo mortas. A brutalidade da violência também me impressionou. As pessoas não estão simplesmente sendo mortas. Às vezes, as histórias apontam para mortes através de rituais. Os encontros com as vítimas também causaram uma grande impressão em mim. Falei com várias viúvas. Então, de repente, é mostrada a você a foto de um pastor e seu filho deitados em um caixão.
O que se pode fazer por essas mulheres em momentos como este?Podemos estar lá e ouvi-las. Esta é a essência do trabalho da Portas Abertas: estar ao lado de cristãos perseguidos. Eu não sou o ocidental branco que dirige por aí a criação de projetos. Eu fui para ajudar pessoas e construir relacionamentos. Nós não estamos lá para uma solução rápida. Procuramos fortalecer a Igreja a longo prazo. Por exemplo, através do apoio a estas mulheres, para que elas tenham um salário, talvez através da concessão de micro-empréstimos para ajudá-las a iniciar negócios. Mas também através de atendimento ao trauma e suporte na reconciliação entre cristãos e muçulmanos.
O que está acontecendo na República Centro-Africana pode acontecer também em outros países africanos?No ano passado, do nada, o Mali apareceu na Classificação da Perseguição Religiosa. Este ano, foi a República Centro-Africana. Não é impensável que tal cenário aconteça em outros países. Na Guiné, há tensões em certas regiões. Camarões é um país estável, mas o presidente está com 85 anos. O que vai acontecer quando ele precisar ser substituído? É particularmente tenso em lugares onde o islamismo e o cristianismo se encontram, como na Nigéria. Mas na República Centro-Africana, nós não vimos isso chegando. Isso nos fez perceber que devemos manter uma vigilância maior sobre a situação na África. Agora estamos tentando construir redes em outros países para preparar os cristãos para a perseguição que possa surgir.
*Nome alterado por motivos de segurança.
A República Centro-Africana precisa de pazA Portas Abertas tem se esforçado para que o trabalho de apoio a vítimas de situações traumáticas na República Centro-Africana gere muitos frutos e restaure muitas vidas. Para isso, contamos com você! Estenda a mão para a Igreja centro-africana e ajude-nos a abençoar famílias de pastores e outros líderes cristãos.Saiba como participar.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoAnne Karen Oliveira

Comentários