“O justo viverá pela fé”, lembra pastor da República Centro-Africana

Desde dezembro de 2012, a República Centro-Africana vem sofrendo crises militares e políticas provocadas pela rebelião Seleka, grupo que tem o objetivo de islamizar o país através da subjugação do seu povo. Na esperança de fazer com que muitos se convertam ao islamismo, fundamentalistas assassinaram, estupraram, saquearam e extorquiram a população local
JustoViveráPelaFé_21042014.jpg
O pastor Nicolas Guerékoyamé-Gbangou, presidente da Associação das Igrejas Evangélicas na República Centro-Africana diz que as crianças cristãs não devem permitir que essas circunstâncias destruam sua fé. Ele disse que só serão capazes de suportar o sofrimento através de uma firme confiança e humilde submissão às providências de Deus.
"Em dezembro de 2012, eu orei ao Senhor por uma visão, direção e orientação para o próximo ano. Na época, o Senhor falou comigo sobre a fé pessoal – a fé que não pode ser extinta!” 
Não muito tempo depois desta meditação, a fé do pastor Nicolas foi testada, quando ele foi colocado na prisão por falar contra as atitudes da rebelião Seleka. "Eles me prenderam por falar que o que fizeram foi errado”.
Logo após esta provação, a fé do líder cristão foi testada ainda mais severamente, quando sua filha mais velha faleceu enquanto ele estava em uma viagem na Europa defendendo o lançamento de uma operação de manutenção da paz no país. Ela morreu de um ataque cardíaco causado por circunstâncias extremamente estressantes que estava vivendo.
Para ele, só havia uma coisa a fazer, e isso era olhar para a Palavra de Deus a fim de receber conforto. Nicolas encontrou consolo no livro de Habacuque.
"Habacuque teve a mesma experiência que nós vivemos na República Centro-Africana. Judá foi cercada pelas forças da Babilônia. Houve violência todos os dias: morte de pessoas e a destruição de terras e propriedades. Assim como Deus usou os babilônios pagãos para castigar o povo de Judá, da mesma forma ele tem usado os nigerianos, os chadianos e os sudaneses para punir os centro-africanos.
‘Até onde vai isso?’ o profeta pediu a Deus. As pessoas no meu país estão fazendo a mesma pergunta. Elas oraram a Deus pedindo o fim da violência. Mas quanto mais elas oravam, mais a violência aumentava.
Um cristão confessou-me que não podia orar mais. ‘Eu não vejo Deus, apesar das minhas orações’, disse ele. Eu disse a ele que seu problema era esperar que Deus agisse dentro do prazo humano.
Precisamos ser pacientes. No tempo certo as coisas vão acontecer. Então Deus enxugará as lágrimas dos nossos olhos!”
Membros do grupo radical nigeriano Boko Haram foram até a República Centro-Africana e cometeram atrocidades numa vila perto de Bouar.
O pastor Nicolas advertiu aos cristãos para que esperassem em humilde submissão até o momento em que Deus mude as coisas.
"Embora seja difícil ser paciente, é preciso lembrar que apesar de não entender tudo, Deus não está realizando coisas más para seus filhos quando ele atrasa sua resposta. Sabemos que Deus está sempre trabalhando para o bem de todos que ama.”
Ele continuou: "Como cristãos, oramos a um Deus que ouve nossas orações. Mesmo que pareça demorar, devemos esperar pela realização das promessas de Deus, enquanto aceitamos sua soberania em todas as situações. Caso contrário, vamos entrar em rebelião. Se nós não esperarmos em humilde submissão, o nosso coração se tornará cheio de ódio e vingança. Então não vamos ter uma mensagem de perdão para os nossos inimigos”.
O pastor Nicolas exortou os cristãos a lembrarem de Jesus. "Embora sofrendo na cruz e sentindo a ira de Deus através da escuridão, Jesus pediu a Deus para perdoar seus inimigos, porque eles não sabiam o que estavam fazendo.
Como fez Davi, no Salmo 23, devemos saber que no tempo determinado Deus nos acolhe; vamos sentar à mesa diante dos olhos dos nossos inimigos. Após o tempo de tristeza, Deus vai nos preparar sua mesa. Deus vai nos fazer esquecer. Ele é fiel!”.
Nicolas também recordou do conforto que temos pelo Espírito Santo. "Devemos lembrar que Jesus prometeu o Espírito Santo. Ele não nos deixou para trás como órfãos. Ele estará conosco constantemente. Ele vai nos confortar, nos dar coragem e fortalecer nossos corações".
O pastor afirmou que recebeu conforto ao lembrar-se das promessas de Deus e ao relembrar os episódios em que ele realizou suas promessas.
"Nós também precisamos tomar conhecimento das promessas de Deus e regularmente saber como ele as realiza em nossa vida. Que nossos corações sejam guiados pelo Espírito Santo e que permaneçamos em nosso posto para ouvir o que Deus está nos dizendo. Devemos permanecer em alerta por nós mesmos, nossa família, bairro, trabalho, igreja e país.
Habacuque concluiu que a pessoa justa só pode sobreviver se viver pela fé. Pela fé, se obtém as promessas de Deus. Se pusermos nossa esperança em Deus, nossa fé não pode ser extinta. Nossa fé vai permanecer!
"... mas o justo viverá pela sua fé." - Habacuque 2.4
A República Centro-Africana precisa de paz
A Portas Abertas tem se esforçado para que o trabalho de apoio a vítimas de situações traumáticas na República Centro-Africana gere muitos frutos e restaure muitas vidas. Para isso, contamos com você! Estenda a mão para a Igreja centro-africana e ajude-nos a abençoar famílias de pastores e outros líderes cristãos.Saiba como participar
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoAnne Karen Oliveira

Comentários