Ore pelos cristãos afetados pela insegurança em Nuba

Há um mês, o governo sudanês usou um avião de ataque para bombardear o único hospital localizado nas Montanhas Nuba, ao sul do estado de Kordofan, o Hospital Mãe de Misericórdia, operado pela Diocese católica de El Obeid. A situação na região ainda é bastante preocupante
Sudan_Nuba_14062014.jpg
A Diocese é uma das poucas organizações que operam nas Montanhas Nuba, onde o governo nega às pessoas o acesso às medidas de auxílio. No dia 2 de maio, eles bombardearam novamente o local. Um drone de espionagem foi visto na área apenas dois dias antes. 
Ninguém morreu com o bombardeio, mas o hospital foi temporariamente esvaziado já que pacientes e visitantes fugiram para os arbustos e cavernas em montanhas próximas.
"O hospital fornece cuidados vitais para cerca 150 mil pacientes anualmente em uma região onde a ajuda humanitária continua a ser banida pelo governo", escreveu o Jornal de Nuba. "Construído para atender 80 pacientes, o hospital tem em média 400 pacientes desde que a guerra entre o Exército Popular de Libertação do Sudão (SPLA, sigla em inglês) e as Forças Armadas Sudanesas teve início em 2011".
A única opção para tratamento é um hospital que fica situado de quatro a seis dias de caminhada em direção ao sul, e com isso os pacientes começaram a retornar gradativamente. Mas em função do medo de novos bombardeios, eles passaram a fazer visitas durante a noite. As enfermeiras e os médicos realizam visitas nos arbustos, tratando feridas e distribuindo suplementos nutricionais para os desnutridos.
"Eles querem que as pessoas saiam daqui. Não há qualquer objetivo militar em destruir este local", afirma um médico da clínica para o Jornal de Nuba.
Nos últimos meses as tropas do governo, sob a liderança da Força Suporte Rápida, cercaram o território dominado pelos rebeldes, tomando cidades no norte antes da época de chuva. Estima-se que mais de 50 mil pessoas foram deslocadas como medidas relacionadas à ofensiva.
Moradores de um desses vilarejos afirmam que a milícia árabe da Força Suporte Rápida chegou em um comboio de 70 carros e caminhões entoando slogans militares e "Allahu Akubar" (Alá é grande).
O povo africano de Nuba tem uma grande presença de cristãos. E isso inclui uma Igreja vibrante, mesmo estando em um local dominado por muçulmanos. Nos contatos da Portas Abertas com a Igreja, sempre somos encorajados pela sua resiliência. Com o passar dos anos, um forte comprometimento tem permanecido para alcançar muçulmanos por meio do evangelho da libertação e salvação.
Pedidos de oração• Agradeça ao Senhor por preservar as vidas dos funcionários e pacientes do hospital que foi bombardeado. Ore para que ele continue a protegê-los.
• Ore pelo povo de Nuba, que tem enfrentado grandes sofrimentos nos últimos três anos.
• Louve a Deus pelo testemunho da Igreja local. Ore para que o Senhor continue fortalecendo-os e encorajando-os a terem esperança, mesmo em meio às circunstâncias mais difíceis.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoCecília Padilha

Comentários