Perguntas e respostas sobre o ramadã

"De todos os meses do ano, o ramadã é o momento em que nós, cristãos, devemos nos dedicar mais à oração por nossos amigos e vizinhos muçulmanos. Este é o melhor momento para mostrar-lhes o verdadeiro amor de Cristo!", cristão egípcio
Foto_Noticia27jun14
Por que o ramadã é importante para a fé islâmica?
O ramadã celebra a primeira revelação que Maomé recebeu do Alcorão. O propósito do jejum realizado durante todo esse mês é tirar os muçulmanos de seu cotidiano e fazê-los reexaminar sua vida sob o contexto de um ideal maior. Por exemplo: quando você experimenta fome, torna-se mais consciente do sofrimento dos pobres; e, ao passar por um sofrimento real, mas limitado, pode se preparar para provas mais duras. O jejum do ramadã é um dos cinco pilares da fé islâmica e é obrigatório para todos os seus seguidores. O sentimento de comunidade é muito forte durante o ramadã.
O que os muçulmanos devem fazer durante o ramadã? Todos os muçulmanos devem se abster de comer, fumar, beber (até mesmo água) e ter relações sexuais, entre outras restrições, durante o dia, isto é, o período em que há luz do sol . Excluem-se da obrigação crianças menores de 12 anos, mulheres grávidas ou que amamentam, pessoas debilitadas, idosas e enfermas.
Qual é a base das datas do ramadã? Porque elas mudam? As datas do ramadã são estabelecidas segundo o calendário lunar, que tem 354 dias. Os meses estão divididos em meses lunares e cada um tem 29 ou 30 dias. Cada dia começa com o pôr do sol (não à meia-noite). O período de jejum normalmente começa e termina com a visualização da lua nova no nono mês, que ocorre em época diferente a cada ano.
O que é importante saber sobre o islã?
  • A palavra "islã" significa "submissão".
  • O islã é uma religião monoteísta que surgiu no século 7, sob a liderança de Maomé.
  • Maomé é considerado o "homem ideal", mas não divino.
  • Seguidores do islã são chamados islâmicos ou muçulmanos, que significa "aqueles que se submeteram".
  • O estudo e a prática do islã envolvem as crenças: "As cinco doutrinas do islã" e as obrigações: "Os cinco pilares do islã". Há correntes no islamismo, entretanto, que não concordam em todos esses aspectos.
  • A palavra árabe para Deus é Alá.
  • Para os muçulmanos, Jesus é um dos grandes mensageiros enviados por Alá e não possui nenhuma divindade.
Quais são as principais correntes do islã?
  • Sunitas: a maioria dos muçulmanos pertence a esse grupo. São seguidores de Abu Bakr como o sucessor de Maomé. Eles acreditam que não há homem santo que precise vir entre uma pessoa e Alá.
  • Xiitas: são seguidores de Ali, primo e genro do profeta Maomé. Para eles, há um imã - homem santo, que precisa agir como intermediário entre os muçulmanos e Alá.
  • Sufistas: um grupo pequeno de muçulmanos que procura encontrar a verdade do amor e conhecimento divino através de experiências pessoais e diretas com Alá. 
Quais são os cinco pilares do islã ou as cinco práticas a que um muçulmano devoto precisa se dedicar durante a vida?
  1. Converter-se pela citação do credo "Não existe outro deus senão Alá e Maomé é o seu profeta" (Shahada)
  2. Orações diárias (Salat) cinco vezes ao dia, em horários específicos
  3. Dar ao pobre (Zakat)
  4. Jejuar, especialmente durante o mês sagrado do ramadã (Sawim). Há outros jejuns, mas só esse é obrigatório.
  5. Fazer a peregrinação para Meca, na Arábia Saudita, pelo menos uma vez na vida (Hajj)
Nesse período de ramadã, enquanto os muçulmanos jejuam, oremos por eles!
Clame pelos muçulmanos, para que Deus continue se revelando a eles através de visões, sonhos, milagres e dos testemunhos dos cristãos. Ore também para que venham a conhecer a Cristo como o único caminho para a vida eterna.
Para os cristãos que vivem em países muçulmanos, é grande o risco de que haja um aumento na pressão e na perseguição. Ore por força, incentivo, sabedoria e proteção para nossos irmãos que confessam Jesus como Senhor durante o ramadã.

Leia também
O que é o ramadã?
FontePortas Abertas Internacional

Comentários