“Somente em Deus eu tenho esperança”

Na Colômbia, a cada dia mais e mais cristãos pagam um alto preço por se recusarem a participar do tráfico de drogas, que é a maior fonte de financiamento para os grupos armados rebeldes. No início desse ano, Laura Lozano teve seu marido e seu filho assassinados
Colombia_Laura_16062014.jpg
Laura é viúva, mãe de três meninas e está grávida. Ela não consegue entender por que apenas dois meses depois que seu marido aceitou seguir a Jesus, ele foi morto juntamente com seu filho, John Sebastian, de 11 anos.
“Eu não consigo compreender por que meu marido e meu filho foram assassinados”, disse Laura para o colaborador da Portas Abertas que a visitou. Durante esse tempo, ela não conseguia nem sequer olhar para o álbum de família, pois era muito difícil conviver com suas memórias sabendo da morte de ambos.
Naquela segunda-feira fatal, Bedersein e John Sebastian voltavam para casa depois de trabalhar na fazenda quando, de repente, foram pegos de surpresa. Eles foram atacados com facões e morreram.
“Eu não acredito que os guerrilheiros sejam os culpados, meu marido não tinha nenhum problema com eles”, respondeu Laura quando perguntada se sabia quem era o responsável pelo crime. Ela explicou que é muito mais provável que os traficantes sejam os assassinos.
Segundo Laura, cinco anos atrás eles moravam em Choapal, um vilarejo em Guaviare, a mesma região na qual guerrilheiros das FARC mataram o pastor Manuel Camacho em 2009. Nesse período, Laura e seu marido plantavam e vendiam cocaína para os guerrilheiros. Entretanto, Deus tinha outros planos para eles. Lorena, a filha mais velha, conhecia o evangelho e começou a orar pela conversão de seus pais.
O Senhor escutou as orações e o coração de Laura se abriu para o evangelho. Depois disso, ela começou a pleitear com o seu marido: “Nós precisamos mudar nossas vidas, pare de vender cocaína e vamos nos mudar para um novo lugar e recomeçar nossa vida.”
Uma nova oportunidade
Passo a passo, Laura começou a dedicar mais tempo ao Senhor. Ela falava para Bedersein: “Você precisa buscar a Deus”, mas a situação econômica fez com que Bedersein se envolvesse em mais uma venda de cocaína. Certo dia, ele levou um pacote de droga para uma pessoa que fugiu com o pacote e com o dinheiro da venda.
O plano de Bedersein era usar o dinheiro para dar uma vida melhor para sua família, mas ele não esperava que essa pessoa fosse fugir com o dinheiro. Ele agora estava sem condições financeiras de sustentar sua família e teria de enfrentar a pressão dos traficantes que não haviam recebido o pagamento.
Depois de muitos meses desse incidente, Bedersein começou receber ameaças por telefone. Com o tempo, as ligações eram mais frequentes. As vozes desconhecidas do outro lado da linha diziam: “Ou você paga ou você morre.”
Laura entendeu essa situação como uma oportunidade de falar de Jesus para ele. Ela então o convidou para ir à igreja. Juntos, eles começaram frequentar reuniões de oração e vigílias. As ameaças continuaram, e Laura decidou se mudar para outro lugar, em busca de refúgio.
Algumas semanas depois, Bedersein e seu filho voltavam para casa do trabalho. Laura estava à espera quando recebeu um telefonema dizendo que os dois haviam sido mortos.
“Meu filho estava sempre com o pai, por isso ele também foi morto”, ela disse. Quando voltou para a antiga casa para identificar os corpos, Laura chorou muito. Seu único desejo era morrer junto com eles. Ela não sabia como iria continuar a vida com três filhas e um bebê que estava para nascer, sem ter um trabalho e com o medo de também ser atacada.
Desde aquele momento, milhares de pensamentos vieram em sua mente, questões sem respostas. Porém, Laura mantém em seu coração a esperança que o Senhor dá através da Palavra, na parábola da viúva persistente, e isso a ajuda a confiar em Deus como seu Salvador.
Nos últimos meses, a Portas Abertas tem ajudado Laura e sua família com pequenas ofertas para o aluguel e a comida. Ela é grata, entretanto, reconhece que as orações são sua maior necessidade nesse momento. “Apenas através da oração eu vou conseguir viver. Por favor, não deixe de orar por mim”, pediu.
Pedidos de oração• Ore por força e proteção para Laura e suas três filhas; que o Senhor traga consolação para o coração delas e que o Senhor preencha o vazio deixado pela morte de seus queridos.
• Peça por provisão financeira, pois Laura não pode trabalhar devido à gravidez.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoJoão Mingo

Comentários