Nações Unidas estabelece Comissão de Investigação na Eritreia

A Associação de Direitos Humanos da Eritreia (ADHE) e a Christian Solidarity Worldwide (CSW) receberam com satisfação o estabelecimento de uma Comissão de Investigação (COI) das Nações Unidas sobre a situação de direitos humanos na Eritreia
Eritrea_2005.jpg
A criação da COI foi decidida por uma resolução consensual do Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU em Genebra. Em um passo histórico que irá aumentar significativamente a exposição da situação eritreia, o CDH decidiu por uma COI com período de um ano e ordenou que ela fosse formada por três comissários, incluindo a atual Relatora Especial da ONU sobre a situação de direitos humanos na Eritreia, a Sra. Sheila Keetharuth.

Os registros relacionados aos direitos humanos no país têm aumentado a agenda da ONU nos últimos anos, como resultado de uma forte liderança africana no nível de Estado Membro, e o encorajamento e defesa de ONGs. No início da semana passada, uma declaração elaborada pela ADHE e pela CSW e assinada por outras 33 ONGs pedia à CDH por uma ação mais firme na Eritreia. A declaração argumentava que o estabelecimento de uma COI era o mais apropriado para o momento, dadas as violações de direitos humanos sistemáticas que ocorrem no país e a contínua omissão do governo local, apesar da existência de mecanismos internacionais.

Elsa Chyrum, Diretora da Associação de Direitos Humanos da Eritreia (ADHE), disse: “Este é um momento histórico na luta pelos direitos e liberdade do povo eritreu, e na responsabilização daqueles que foram cúmplices nas graves violações de direitos humanos na Eritreia em tantos anos”.
O Dr. Khataza Gondwe, Líder da Equipe CSW na África e Oriente Médio, falou: “Esperamos que esta comissão não somente exponha as graves violações de direitos humanos na Eritreia, mas também contribuam para o fim do sofrimento do povo eritreu”.

Abaixo, leia casos de perseguição aos cristãos na Eritreia noticiados ao longo dos anos pela Portas Abertas:

Seguidor de Jesus até dentro da prisão
Autoridades prendem cristãos na Eritreia
Cristã morre em prisão na Eritreia
Cristã eritreia revela como é participar de uma igreja subterrânea
O emocionante testemunho de uma mãe entre a Etiópia e Eritreia
FonteCSW
TraduçãoJorge Alberto - ANAJURE

Comentários