Repressão à igreja chinesa resulta na prisão de pastor

Um proeminente pastor chinês pertencente a uma igreja "oficial", sancionada pelo Estado, foi condenado a 12 anos de prisão por "reunir multidões a fim de perturbar a ordem pública" e fraude
China_Church.jpg
A Portas Abertas tem acompanhado e noticiado o caso do pastor Zhang Shaojie há alguns anos. Em novembro de 2013, ele e outros membros da Igreja Cristã de Nanle County, no leste da China, foram detidos por protestar contra incidentes relacionados à propriedade da igreja.

Em dezembro, a Sky TV transmitiu um ataque de supostos agressores contratados pelo governo contra os advogados que defendiam 17 dos cristãos que ainda estavam detidos.

Shaojie alertou a mídia internacional para o caso. Em abril desse ano, o seu julgamento foi adiado por tempo indeterminado até que, no último mês, o pastor foi condenado a 12 anos de prisão.

Em meio a demolições de igrejas em massa a pedido do governo, membros da Igreja Cristã de Nanle County disseram que as autoridades não respeitaram o artigo 35 da Constituição da República Popular da China, que afirma: "Os cidadãos da República Popular da China gozam de liberdade de expressão, de imprensa, de reunião, de associação, de procissão, e de demonstração".

Leia mais notícias sobre o casoJulgamento do pastor Zhang Shaojie é suspenso por tempo indeterminado
Um pastor e outros 19 cristãos são presos na China
FonteThe Telegraph, World Watch Monitor
TraduçãoAna Luíza Vastag

Comentários