Cristãos iraquianos se refugiam no Líbano

Expulsos de sua terra natal, o Iraque, pelos jihadistas do Estado Islâmico (EI), vários cristãos passaram pelas fronteiras e, agora, estão refugiados no Líbano. A imigração dos cristãos iraquianos, uma constante desde o início da invasão americana no país em 2003, foi intensificada depois que radicais tomaram Mosul
14AGO14_NoticiaSite_Iraque.jpg
Uma igreja no Líbano, na cidade de Baabda, nos arredores da capital, se transformou em um centro de amparo para os cristãos iraquianos que fugiram de seu país, especialmente da cidade de Mosul.
Lá e em outras regiões do norte do Iraque, os extremistas sunitas tomaram o controle e ameaçaram de morte os cristãos que não se converterem ao islã, e não há alternativa a não ser escapar.
É o que fez um industrial iraquiano, que não quer se identificar por medo de represálias contra seus familiares, que ainda estão no Iraque.
"Os radicais me convocaram e disseram que minha casa e minha fábrica pertenciam ao EI (Estado Islâmico, em inglês IS). Roubaram tudo o que tinha lá, além do dinheiro", afirma o empresário, casado e com três filhos.
Ele lembra como os radicais arrancaram os brincos que suas filhas usavam e bateram na mais nova, deixando hematomas no rosto, quando ela reclamou que estavam quebrando seus pertences.
O único que deixaram foi o carro com o qual o industrial pôde fugir a Arbil, a capital da região autônoma do Curdistão iraquiano, ainda tranquila. Por lá ele vendeu o veículo e com o dinheiro comprou passagens de avião para o Líbano.
Leia a notícia completa no site da revista Exame.
FonteEFE

Comentários