Pescando homens com as ‘redes’ do século 21

"Andando à beira do mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores. E disse Jesus: ‘Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens’. No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram." Mateus 4.18-20
01AGO14_NoticiaSite_Tarde.jpg
O sol se põe e a escuridão cai sobre o Mar Mediterrâneo. O prato servido é peixe; seis homens agrupados ao redor de duas mesas juntas cobertas de papel como toalha de mesa. Ali está Labib*, uma versão moderna de Pedro e André. Ele está pescando homens e mulheres no norte da África, prontos para ser capturados nas redes do Reino de Deus. Esse jovem é uma das pessoas que Deus está usando para ir e fazer discípulos.
No norte da África, uma das maiores ferramentas de pesca é a TV por satélite. "Se eu fosse pregar o Evangelho nas ruas, um a um, eu alcançaria uma só pessoa. Agora, trabalhando com a televisão, eu entro nas salas e nos quartos de centenas de milhares de pessoas", disse-me um produtor de programa. Visitei um estúdio onde uma equipe trabalha diariamente em novos programas de TV cristãos.
O trabalho no estúdio, a edição dos filmes e o trabalho subsequente é apoiado pela Portas Abertas. "Muitas pessoas assistem à TV cristã porque nem sempre é possível, para elas, ir à igreja ou ao estudo bíblico", explicou o coordenador do estúdio. "O programa fortalece os cristãos".
Um dos líderes da Igreja no norte da África compartilhou: "Algumas vezes, não vemos as pessoas indo à igreja. Por exemplo, as mulheres são cativas em seus lares por causa de sua fé cristã. Com a televisão, podemos alcançá-las e elas continuam a crescer. Também conheço vários fazendeiros. Por morarem longe de uma igreja, eles não podem ir regularmente, mas podem assistir aos programas na TV".
Todos esses programas cristãos mostram um número de telefone para os telespectadores, na esperança de estimulá-los a ligar a respeito do programa. "No mês passado, recebi mais de mil ligações", diz Labib. O número mais alto foi de 1.200 ligações em um mês.
"Às vezes, é só um ‘bip’, um sinal de que a pessoa que liga quer que eu retorne. Outros ligam e são muito diretos: ‘Quero me tornar um cristão; o que tenho de fazer?’ No mês passado, tive 13 pessoas assim. Essas pessoas normalmente já fizeram sua opção enquanto assistiam aos programas de TV".
Algumas vezes, o número de telefone se torna um salva-vidas. "Um dia, um homem ligou. Disse que daria fim à sua vida e queria apenas dizer adeus. Ele disse que a corda já estava preparada. Ele agora está bem e frequenta a igreja regularmente".
De todo o norte da África, ouvimos estatísticas encorajadoras sobre pessoas que descobrem uma nova vida em Cristo após assistirem à TV cristã e ser ligadas a uma equipe de acompanhamento. Recentemente, Mustapha Krim, presidente da Igreja Protestante na Argélia, disse: "Cerca de 70% a 80% dos cristãos das igrejas protestantes da Argélia vieram para a Igreja através da televisão cristã".
As ferramentas de pesca do Reino de Deus mudaram nas últimas décadas. Atualmente, o Senhor usa com frequência a TV, computadores e celulares para ter o primeiro contato com uma pessoa.
Após a refeição e caminhada pela praia, alguns pescadores sentam nas pedras com suas varas tentando pegar um peixe sonolento, enquanto Labib está pescando com seu celular. Em duas horas ele recebe umas dez ligações. Ele conecta duas pessoas com uma equipe de acompanhamento em uma das igrejas próximas ao lugar onde mora a pessoa interessada. "Algumas vezes, o telefone toca tanto que não tenho nem tempo para falar com minha noiva!", continua ele com um largo sorriso, "mas ela compreende; ela sabe que estou fazendo a obra de Deus".
*nome fictício por questões de segurança
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoGetúlio Cidade

Comentários