14 ago 2014SÍRIA
Ajudar a Igreja que sofre necessidades, em qualquer parte do mundo, nem sempre significa fazer coisas grandes. Mesmo uma simples carta pode ser um grande incentivo para o povo da SíriaLágrimas inundam os olhos dela quando olha para as cartas. Desenhos lindamente coloridos de crianças na Europa, feitos para a igreja da Síria. A mulher em seus quarenta anos fica muda a princípio. Ela apenas observa algumas das cartas.
'Nós oramos por você’, uma das crianças escreveu. "Isso realmente me faz sentir que não estamos sozinhos em Aleppo", ela então diz com um sorriso no rosto. É bonito ver como uma coisa tão simples como uma carta é tão encorajador para os sírios. "Eu percebi que muitas crianças estão pensando e orando pela paz na Síria. Talvez você se surpreenda se eu lhe disser que essas pequenas cartas me fazem mais feliz do que as doações que recebemos de vocês e que são vitais para nós".
Irmã Silvia*, em Aleppo, é uma das mulheres com quem a Portas Abertas fez parceria. Ela e mais alguns irmãos têm um ministério maravilhoso com as crianças. "Em Aleppo, as pessoas ficam dias, semanas e às vezes meses sem eletricidade nem água. Elas têm grandes necessidades. Eu não posso ir até elas e simplesmente dizer: "Deus te ama". Quando as pessoas sofrem e crianças estão morrendo, você precisa fazer alguma coisa. Preciso ajudar, mesmo que seja pouco e do meu jeito". Agora, alguns meses mais tarde, ela ainda é muito ativa na ajuda aos necessitados e principalmente às crianças em Aleppo.
A Portas Abertas apoia a igreja na Síria de muitas maneiras. Como as maiores necessidades agora são as básicas – alimentação, material de higiene, remédio e habitação – trabalhamos em conjunto com as igrejas locais de todos os tipos de denominações. Aproximadamente 9.000 famílias são apoiadas todos os meses.
"As crianças sofrem muito com a situação de violência na Síria. Em muitos lugares em que não é possível brincar na rua, um evento agradável para as crianças pode distrair sua atenção e tirar o foco das coisas negativas", diz um colaborador da Portas Abertas que atua na região.
A Portas Abertas oferece treinamento espiritual aos jovens, especificamente para que eles possam ser mais eficazes em seus ministérios quando voltarem para casa. Por causa da guerra, muitas pessoas no país estão traumatizadas com o que testemunharam, durante três anos de violência. Portas Abertas proporciona treinamento para a conscientização desses traumas.
FontePortas Abertas Internacional
TraduçãoLarissa Cajaiba
Comentários